Banca pesa em Lisboa. BCP ofusca ganhos da Galp

O PS-20 terminou no vermelho, com o BCP e os títulos da EDP a destacarem-se pela negativa. A Galp e os CTT travaram perdas mais acentuadas.

A bolsa nacional inverteu os ganhos registados na abertura da sessão, acabando por encerrar no vermelho. Contrariou a tendência positiva da generalidade das congéneres europeias e norte-americanas, que estão a beneficiar do sentimento positivo em torno das apresentações de resultados das empresas. Em Portugal, o principal índice foi, sobretudo, penalizado pelos setores da banca e da energia, mas a Galp e os CTT travaram as perdas.

Num dia em que o Stoxx 600 avançou quase 1%, o PSI-20 caiu 0,45% para os 5.608,27 pontos. O BCP foi o título que mais penalizou o índice nacional, ao cair 1,33% para 26,72 cêntimos por ação. A queda surge no dia em que se soube que os bancos admitem apertar os critérios da concessão de crédito a particulares face às novas regras definidas pelo Banco de Portugal (BdP).

Também a EDP pesou na praça portuguesa. A elétrica nacional recuou 0,90% para 3,428 euros por ação. A EDP Renováveis caiu menos, tendo recuado 0,06% para 8,875 euros cada título. Nota ainda para os títulos da construtora Mota-Engil, que desvalorizaram 1,54% nesta sessão, estando agora a cotar nos 2,875 euros.

Em sentido inverso, a Galp Energia valorizou 0,50% para 17,05 euros, o que ajudou a travar as perdas registadas na bolsa portuguesa. Esta subida acontece ao mesmo tempo que o preço do petróleo está a recuperar nos mercados internacionais. O preço do Brent, referência para as importações nacionais, sobe quase 1% em Londres, com cada barril de matéria-prima a custar 73,76 dólares.

Outra empresa que se destacou pela positiva foram os CTT. Os títulos da empresa liderada por Francisco de Lacerda somaram 1,22%, para os 2,988 euros, registou que lhe ditaram a liderança dos ganhos na praça lisboeta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca pesa em Lisboa. BCP ofusca ganhos da Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião