Galp sobe à boleia dos lucros e suporta Lisboa

Os lucros da Galp dispararam 68% no primeiro semestre e os investidores estão animados com a notícia. No resto da Europa, a tendência é de quedas.

A Galp arrancou a semana em alta, depois de ter reportado lucros próximos de 400 milhões de euros no primeiro semestre do ano, momentos antes da abertura dos mercados. A petrolífera contribui assim para os ganhos da bolsa, que começa esta semana em terreno positivo, a contrariar a tendência que se faz sentir entre as pares europeias.

O PSI-20 está a valorizar 0,14%, para os 5.622,99 pontos, com nove cotadas em alta, sete em queda e duas inalteradas.

A Galp segue a somar 0,2%, para os 17,53 euros por ação. Isto depois de ter comunicado que os lucros do primeiro semestre aumentaram em 68% relativamente a igual período do ano passado, para um total de 387 milhões de euros, graças ao aumento da produção e à subida dos preços do petróleo.

Por esta altura, o barril de Brent, que serve de referência para a petrolífera nacional, está a valorizar mais de 0,2% e negoceia perto dos 75 dólares, valores que se verificaram pela última vez em 2014.

A maior subida do PSI-20, porém, cabe à REN, que avança 1,85%, para os 2,53 dólares por ação, e está em máximos de mais de dois meses.

A contribuir para este movimento estão também as retalhistas, com a Jerónimo Martins a subir 0,95%, para os 12,69 euros por ação, e a Sonae a valorizar 0,62%, para os 97,7 cêntimos.

No resto da Europa, a tendência é de quedas. O Stoxx 600 está a recuar perto de 0,4%, enquanto as praças grega e francesa apresentam as maiores quedas, ambas superiores a 0,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp sobe à boleia dos lucros e suporta Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião