Brexit: Deutsche Bank muda metade das atividades de clearing de Londres para Frankfurt
A London Clearing House é líder na área, e processa operações até 1 bilião de euros por dia.
O Deutsche Bank vai mudar metade das atividades de clearing, o processo de regularização de débitos e créditos entre bancos, de Londres para Frankfurt, em antecipação do Brexit. A capital britânica é o centro destas operações, e pode ver a sua posição fragilizada com a saída da UE.
Segundo o Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês), o maior credor da Alemanha disse que a sua exposição global ao risco de derivados em euro, liquidados em Frankfurt nos últimos meses, subiu para aproximadamente o mesmo nível que os obtidos em Londres.
A London Clearing House é líder na área, e processa operações até um bilião de euros por dia. Agora o caminho estará aberto para o Deutsche Börse, casa alemã também responsável por estas atividades. A sua subsidiária, Eurex, lançou um esquema de incentivos para os bancos mudarem de Londres para a cidade alemã. A medida já resultou na mudança de 29 bancos, incluindo JPMorgan, Commerzbank e BNP Paribas.
O grupo London Stock Exchange diz que a mudança pode custar cem mil empregos, se a cidade perder o estatuto de hub de clearing. No entanto, o banco diz que as posições não vão ser realocadas. “É a mesma pessoa em Londres que aprova a transação, só através de uma clearing house diferente”, cita o Financial Times.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brexit: Deutsche Bank muda metade das atividades de clearing de Londres para Frankfurt
{{ noCommentsLabel }}