A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Termina hoje o calvário grego. Oito anos depois do primeiro pedido de ajuda, a Grécia volta mandar nos seus destinos. Economia está a recuperar, mas dívida deixa Atenas e investidores em alerta. Em Portugal, as vinhas apresentam um ciclo vegetativo muito atrasado, fruto das condições climatéricas, o que faz prever que a produtividade desça 5%.

“Estamos diante de uma nova Odisseia”. A 23 de abril de 2010, George Papandreou anunciava que a Grécia não tinha resistido à pressão dos mercados e não restava outra alternativa senão pedir ajuda financeira internacional à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), atirando o país para a incerteza. O então primeiro-ministro grego falava a partir da ilha de Kastellorizo. Mais de 3.000 dias, três regastes e 300 mil milhões de euros depois, há esta segunda-feira uma cerimónia simbólica naquela ilha pitoresca ao largo da costa turca para celebrar o fim de uma crise sem precedentes na democracia mais antiga do mundo que deixou a Zona Euro à beira do colapso. Findo o terceiro resgate, os gregos passam a andar pelo seu próprio pé a partir de hoje.

As vinhas apresentam um ciclo vegetativo muito atrasado, que varia consoante as regiões, entre as duas e as três semanas. Este atraso faz prever que a produtividade decresça 5% face ao ano anterior. As previsões de 31 de julho foram divulgadas durante a manhã desta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O serviço da Glovo passa a abranger novas zonas da Grande Lisboa a partir desta segunda-feira.A Glovo expandiu operações a Algés e Carnaxide, no concelho de Oeiras, e a Alfragide, no concelho da Amadora. A informação foi avançada pela empresa num comunicado, onde a startup de origem espanhola destaca a aposta na “expansão e consolidação no mercado português”.

Afinal, os investidores sauditas que Elon Musk tinha identificado como potenciais financiadores da operação de saída de bolsa da Telsa têm os olhos postos numa empresa rival. Segundo a Reuters, o fundo soberano da Arábia Saudita está em conversações com a Lucid Motors, uma fabricante de automóveis elétricos fundada em 2007.

Há 14 anos que os números do emprego não eram tão positivos em Portugal. A taxa de desemprego fixou-se no segundo trimestre deste ano nos 6,7%, a mais baixa desde 2004. Boas notícias para as famílias portuguesas. Mas sabia que perto de 3% dos trabalhadores têm o emprego assegurado por apenas dez empresas privadas? E sabe qual delas é a que mais pessoas emprega em Portugal? Duas pistas: celebra este ano 40 anos e tem sede em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião