O IVA desceu mas inflação subiu à boleia dos restaurantes e hotéis
A taxa de inflação acelerou em outubro para 0,9%. Os dados do INE mostram que o maior contributo positivo foi dado pelos restaurantes e hotéis, apesar de o IVA ter baixado em julho para a restauração.
A taxa de inflação homóloga saltou para 0,9% em outubro, depois de ter ficado em 0,6% em setembro. Os dados foram revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas e mostram que o maior contributo para a subida foi dado pela restauração e hotelaria.
Desde julho que entrou em vigor a descida da taxa de IVA a aplicar à restauração, tendo passado dos 23% para os 13%. Contudo, a classe dos Restaurantes e Hotéis foi a que deu o maior contributo positivo para a subida da inflação, seguida da classe do Lazer, Recreação e Cultura. Já o Vestuário e o Calçado foi a classe que deu o contributo negativo mais significativo.
Descontando os produtos alimentares não transformados e os energéticos (o que corresponde ao indicador de inflação subjacente), a variação homóloga também aumentou, para 0,7%. Já a variação média dos últimos 12 meses manteve-se em 0,6%.
O INE adianta ainda que o índice harmonizado e preços no consumidor, que permite comparar a evolução dos preços com os restantes países da área do euro, registou uma variação homóloga de 1,1%. Este valor é superior em 0,4 pontos percentuais ao verificado em setembro e 0,6 pontos mais elevado do que a estimativa do Eurostat para a zona euro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O IVA desceu mas inflação subiu à boleia dos restaurantes e hotéis
{{ noCommentsLabel }}