Mais créditos, mais comissões. Crédito Agrícola aumenta lucros

No primeiro semestre de 2018, o Grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido de 64,2 milhões de euros. Negócio bancários deu o maior contributo para o crescimento.

O Grupo Crédito Agrícola lucrou 64,2 milhões de euros na primeira metade do ano, um crescimento de 37%. O negócio bancário deu o maior contributo para este resultado líquido, alcançando 58,4 milhões de euros fruto do aumento tanto dos créditos concedidos como das comissões cobradas aos clientes.

De acordo com a informação revelada pela instituição, o negócio bancário registou um crescimento de 34,1% nos primeiros seis meses do ano, face ao período homólogo. O ramo segurador apresentou uma variação positiva, mas apenas de 3,4%, enquanto “os resultados registados nos veículos de desinvestimento imobiliário penalizaram os resultados consolidados em 8,3 milhões de euros”, diz o grupo.

A explicar este desempenho do negócio bancário esteve o crescimento do crédito. A carteira de crédito a clientes ascendeu a 9,6 mil milhões de euros no passado dia 30 de junho. Esta variação positiva de 6,3% nos últimos 12 meses contrasta com “a variação homóloga negativa de 1,3% registada pelo conjunto de instituições financeiras em Portugal para o mesmo período”, pode ler-se em comunicado.

Ao mesmo tempo, os recursos de clientes sob a forma de depósitos bancários totalizaram 13 mil milhões de euros, evidenciando-se, em termos homólogos, um crescimento de 9,4%, que corresponde a 1.118 milhões de euros. Assim, mesmo com mais crédito concedido, o rácio de transformação encolheu para 68,5%.

O Crédito Agrícola nota que a margem financeira, que é a base do lucro das instituições de crédito e representa a diferença entre os juros gerados e os juros pagos aos seus credores, subiu 2,5% face ao período homólogo e fruto do crescimento da carteira de crédito e do ajustamento na remuneração dos depósitos de clientes. Ao mesmo tempo, as comissões registaram um aumento, de 11,4%.

Perante estes resultados, e numa altura em que o rácio de créditos em incumprimento encolheu (passou de 5,4% para 5,1% no final de junho deste ano), os rácios de capital do banco aumentaram. O CET1 phased-in passou de 13,1% para 13,9%. “O Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade consubstanciado pelo rácio CET1 de 13,9%, valor bem acima dos níveis mínimos recomendados”, nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais créditos, mais comissões. Crédito Agrícola aumenta lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião