Alemão Manfred Weber quer suceder a Juncker na Comissão Europeia

O atual líder da bancada do PPE no Parlamento Europeu quer ser o próximo presidente da Comissão Europeia. Há mais de 50 anos que um alemão não ocupa esse cargo.

Confirmam-se os rumores: o conversador alemão Manfred Weber está mesmo na corrida à liderança da Comissão Europeia. No Twitter, o político anunciou a intenção de se tornar o principal candidato do Partido Popular Europeu (PPE), nas próximas eleições europeias, e de tomar o lugar presentemente ocupado por Jean-Claude Juncker. “A Europa precisa de um novo começo e de mais democracia”, escreveu o alemão, na rede social referida.

Atualmente, a liderança da Comissão Europeia está nas mãos do luxemburguês Juncker, também ele do PPE. Para chegar a essa posição, Weber precisa, antes de mais, de vencer as eleições internas do partido para se tornar o seu candidato principal nas eleições europeias. Depois, o conservador terá de ir a votos no Parlamento Europeu para, por fim, receber as rédeas do órgão em causa.

Depois de Angela Merkel ter admitido que a eleição de Jens Weidmann para o Banco Central Europeu (BCE) não é uma prioridade, a imprensa europeia começou a especular sobre a possibilidade do alemão Manfred Weber se candidatar ao cargo ocupado por Jean-Claude Juncker.

Na mensagem divulgada, esta quarta-feira, Weber confirmou esses rumores e aproveitou também para sublinhar que estas eleições europeias serão decisivas para o Velho Continente. “Não podemos continuamos como estamos na União Europeia. Irei ajudar a trazer de volta a Europa ao povo e a reestabelecer o laço entre os cidadãos e a União Europeia”, notou.

Aos 46 anos, Manfred Weber é membro do Parlamento Europeu desde 2004. O alemão consagrou-se o líder mais novo de sempre da bancada do PPE.

É ainda importante notar que a Alemanha não assume as rédeas da Comissão Europeia desde 1967. O último líder germânico desse órgão foi Walter Hallstein, entre 1958 e 1967.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemão Manfred Weber quer suceder a Juncker na Comissão Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião