Risco de Portugal agrava-se para níveis pré-DBRS

Taxa de juro da dívida a 10 anos supera a barreira dos 3,5%, algo que não acontecia desde a semana que antecedeu o Orçamento do Estado. E numa altura em que a agência DBRS mantinha Portugal "refém".

Os juros da dívida portuguesa estão a disparar. A perceção de risco nos mercados escala para o nível mais elevado desde que Mário Centeno, ministro das Finanças, levou a proposta de Orçamento do Estado ao Parlamento no passado dia 14 de outubro. Nessa altura, Portugal estava “refém” da DBRS, a agência canadiana que na semana seguinte iria decidir se o país continuava ou não qualificado para o programa de dívida do Banco Central Europeu (BCE).

No mercado secundário, os juros nacionais voltavam esta sexta-feira a subir em todos os prazos. E em força. No caso das obrigações a 10 anos, a referência no mercado, a taxa implícita avançava mais de 12 pontos base para 3,523%, o nível mais elevado desde o dia 7 de outubro. A cinco anos, a yield associada subia sete pontos base para 1,99%.

O movimento de agravamento do risco era generalizado a outros mercados. Em Espanha, na mesma maturidade, a taxa implícita também avançava mais de dez pontos base para valores observados após o referendo no Reino Unido no final de julho. E no caso italiano, os juros subiam para um valor acima de 2% pela primeira vez desde setembro.

Juros portugueses agravam-se no mercado secundário

Fonte: Blomberg (Valores em percentagem)
Fonte: Bloomberg (Valores em percentagem)

Na Alemanha, a taxa de juro da dívida a dez anos seguia nos 0,305%, o nível mais elevado desde março. Ainda assim, a escalada das taxas de Portugal faz com quem o prémio de risco exigido pelos investidores para apostarem na dívida nacional em detrimento dos títulos da maior economia da Europa disparar para 319 pontos base, nível a que estava quando aguardava o veredicto da DBRS.

Assiste-se a uma movimento de fuga às obrigações soberanas, com os investidores a refletirem no mercado de dívida os receios em torno das políticas que serão adotadas nos EUA pelo futuro presidente, Donald Trump. O receio é de que faça disparar a inflação, forçando a Fed a subidas abruptas dos juros.

Para Adam Donaldson, diretor de obrigações da Commonwealth Bank of Australia, a eleição de Trump é um “game changer” para os mercados obrigacionistas. “A forte inclinação [de Trump] para maior expansão orçamental e da inflação representa uma mudança radical face ao mal-estar dos últimos anos. Isto abre a porta para a Fed subir os juros em dezembro e para o ritmo de subidas das taxas ser mais rápida em 2017 e 2018 do que o esperado”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Risco de Portugal agrava-se para níveis pré-DBRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião