IGCP lança último leilão de bilhetes do Tesouro do ano

O Tesouro português pretende obter até 1.500 milhões de euros em bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses. Isto quando os juros voltam a agravar-se no mercado secundário.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública regressa aos mercados na próxima semana. A agência liderada por Cristina Casalinho realiza na próxima quarta-feira dois leilões de dívida de curto prazo com objetivo de levantar entre 1.250 milhões e 1.500 milhões de euros.

Com estes dois leilões de bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses, “o programa de financiamento de 2016 de Bilhetes do Tesouro ficará completo“, indica a agência, adiantando que o leilão previsto para 7 de dezembro já não se vai realizar.

Este anúncio acontece numa altura em que os juros da dívida portuguesa avançavam no mercado secundário. A yield implítica nas obrigações a 10 anos, a referência nos mercados, subia para um nível acima de 3,5%, o que acontece pela primeira vez no último mês.

O movimento de agravamento do risco é generalizado, num sinal de alguma intranquilidade dos investidores em relação ao impacto que a política e Donald Trump poderá ter na política monetária adotada pela Reserva Federal norte-americana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IGCP lança último leilão de bilhetes do Tesouro do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião