Com os táxis parados, procura aumenta na Taxify e na Uber

A manifestação dos taxistas esta quarta-feira levou a que mais passageiros escolhessem as plataformas eletrónicas. O ECO sabe que a Taxify cresceu até 10%. Na Uber, terá sido ainda mais.

A manifestação do setor do táxi levou à concentração de centenas de taxistas em Lisboa, que estiveram parados em protesto contra a “lei da Uber”. Do outro lado da barricada, quem beneficiou da paragem foram mesmo as plataformas eletrónicas, apurou o ECO.

Empresas como a Uber, Cabify e Taxify têm por hábito não revelar números concretos. Mas o ECO sabe que a Taxify, uma das quatro aplicações deste género com operações em Lisboa, registou um crescimento entre 5% e 10% no número de viagens esta quarta-feira face à média diária, facto que não está alheio à reduzida oferta de táxis durante o dia de protesto, disse ao ECO uma fonte do mercado. A mesma fonte disse que o crescimento só não foi superior por falta de motoristas.

Contactada, a Uber não quis avançar dados sobre a evolução do número de viagens, justificando com linhas orientadoras internacionais que impedem a empresa de revelar este tipo de informação. No entanto, face os números da Taxify, não é descabido assumir que o crescimento nas viagens da Uber esta quarta-feira terá sido superior. A empresa, que é líder de mercado em Portugal, conta com mais de 6.500 motoristas, segundo os dados mais recentes avançados pela plataforma.

Um gerente de uma empresa parceira da Uber, Taxify e Chauffeur Privé confirmou ao ECO que verificou um acréscimo no número de viagens esta quarta-feira, mas comentou que as autoridades terão impedido o acesso dos motoristas à zona do aeroporto, alegando motivos de segurança. A mesma fonte garantiu que, em determinada altura do dia, as tarifas dinâmicas da Uber terão sido suspensas, mas fonte da Uber rejeita ter sido uma medida excecional.

Outro motorista da Uber garantiu ao ECO ter sentido um grande pico de chamadas esta quarta-feira, mas notou que havia menos colegas a trabalhar, “talvez por medo”.

O ECO também pediu dados do número de viagens esta quarta-feira a Cabify: “Neste últimos dias a Cabify registou o fluxo esperado de pedidos e de viagens, registando claro picos de procura nas horas de maior fluxo nas cidades, particularmente em Lisboa”, disse fonte oficial ao ECO. Quanto ao quarto operador do mercado, a Chauffeur Privé, apenas entrou em funcionamento esta segunda-feira.

O facto de as manifestações do setor do táxi promoverem o crescimento das plataformas eletrónicas de transporte não é uma novidade. Há cerca de dois anos, em outubro de 2016, o grande protesto dos taxistas levou a aplicação da Uber a subir nas tabelas de descargas. Na App Store do iPhone, a aplicação da Uber acabou por ser a aplicação com mais downloads naquele dia.

Os taxistas estão mobilizados desde esta quarta-feira. Exigem aos partidos o envio para o Tribunal Constitucional do regulamento que legaliza as plataformas eletrónicas de transporte, como a Uber. Na visão do setor do táxi, a nova lei, que entra em vigor a 1 de novembro, promove a “concorrência desleal” e cria um novo regulamento para um mercado que já era regulado, o que, defendem, viola o princípio constitucional da igualdade.

(Notícia atualizada com reação da Cabify)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com os táxis parados, procura aumenta na Taxify e na Uber

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião