PIB vai travar. A culpa é da procura interna

  • Lusa e Rita Atalaia
  • 14 Novembro 2016

Os dados preliminares do INE devem mostrar um crescimento económico fraco. E a procura interna parece continuar a ser um problema para a previsão otimista do Governo de António Costa.

A procura interna parece que vai continuar a limitar o crescimento da economia portuguesa. O Instituto Nacional de Estatísticas vai divulgar os dados preliminares e o crescimento deverá ser muito ligeiro. Esta evolução não é positiva para o Governo de António Costa, que continua mais otimista do que os analistas em relação à expansão económica.

A estimativa rápida das contas nacionais para o terceiro trimestre, que será divulgada na terça-feira, deve mostrar um crescimento de 0,3% em cadeia e 1,1% em termos homólogos. Isto depois de a economia portuguesa ter crescido 0,9% em termos homólogos e 0,3% em cadeia entre abril e maio — praticamente ao mesmo ritmo dos primeiros três meses do ano. A previsão média é de analistas consultados pela Lusa.

Esta evolução deve ser influenciada por uma quebra na procura interna. Bruxelas já deixou alertas sobre o ritmo modesto da recuperação da economia, considerando que está a ser demasiado influenciado pela procura interna.

Para 2017, os analistas estão mais pessimistas do que o Governo. Os grupos de estudos económicos estimam que o PIB cresça 1,3% no próximo ano, suportado por uma recuperação do investimento e das exportações, mas pressionado pela incerteza global. Já a proposta de Orçamento do Estado para 2017 do Executivo de António Costa aponta para um crescimento do PIB de 1,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB vai travar. A culpa é da procura interna

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião