Bolsa do Brasil avança 6% com vitória de Bolsonaro na primeira volta das eleições

A vitória de Jair Bolsonaro na primeira volta das eleições brasileiras está a animar os mercados financeiros no Brasil. Índice Bovespa avança quase 6% e real valoriza 3% face ao dólar.

Os mercados financeiros no Brasil abriram em alta esta segunda-feira, um dia depois de Jair Bolsonaro, o candidato da extrema-direita à presidência, ter vencido a primeira volta com uma distância considerável do segundo candidato, Fernando Haddad, do PT. Os eleitores decidiram que haverá segunda volta para escolher o sucessor de Michel Temer.

O índice Bovespa abriu a valorizar 2,5%, mas acelerou e está a subir 5,8%. Os investidores estão expectantes de que uma vitória de Bolsonaro na segunda volta signifique reformas mais apertadas para reduzir o défice orçamental do país. Ao mesmo tempo, o real está a valorizar entre 3% e 3,74%.

Com 99,95% dos votos apurados, Bolsonaro, candidato pelo PSL, contabilizava 46,04% dos votos. Era seguido de longe por Fernando Haddad, candidato do PT, com 29,26%. Ciro Gomes surgia em terceiro, com 12,47% dos votos. O resultado dita que terá de haver segunda volta nestas eleições. Jair Bolsonaro defrontará Fernando Haddad no próximo dia 28 de outubro.

Evolução do índice Bovespa

Cerca de 147,3 milhões de brasileiros foram chamados este domingo a votar nas eleições em que estão em disputa o cargo de Presidente e também representantes no parlamento (Câmara dos Deputados e Senado) e nos governos regionais.

(Notícia atualizada às 14h29 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa do Brasil avança 6% com vitória de Bolsonaro na primeira volta das eleições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião