Governo e BE ainda sem solução para baixar conta da luz

Governo e Bloco de Esquerda têm "objetivo comum" de baixar a fatura da luz, mas ainda não têm solução para o fazer. Bloco admite outras possibilidades que não descida do IVA da eletricidade.

O Bloco de Esquerda e o Governo ainda não encontraram uma solução para baixar a fatura da eletricidade das famílias no próximo ano, mas, segundo Pedro Filipe Soares, as partes continuam com o mesmo “objetivo comum”. A garantia foi deixada aos jornalistas pelo líder parlamentar bloquista depois da reunião com Mário Centeno que está a apresentar as linhas gerais do Orçamento do Estado para 2019.

O Bloco admite que gostaria mais que este objetivo fosse alcançado através da redução do IVA da eletricidade, mas admite que possa ser outra a solução para atingir o mesmo fim. “Não excluímos outras possibilidades para lá chegar”, afirmou o líder parlamentar. E mostrou-se disponível para continuar esta negociação na especialidade. “A votação do OE na generalidade não esgota o processo orçamental”, afirmou.

Além desta questão, o líder parlamentar quis ainda destacar duas outras prioridades do Bloco para este Orçamento. A subida dos salários da Função Pública e o aumento extraordinário das pensões, bem como a compensação das carreiras contributivas mais longas.

Há um conjunto de dossiês que não estão fechados e não ficaram fechados nesta reunião“, afirmou. “O que não puder ser fechado mais cedo será fechado mais tarde”, explicou.

A forma de fazer os aumentos salariais é uma delas, bem como o aumento extraordinário das pensões (o momento em que é pago) são as outras matérias essenciais que ainda estão abertas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo e BE ainda sem solução para baixar conta da luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião