5 coisas que vão marcar o dia

Vão ser divulgados dados sobre a inflação e evolução orçamental e económica do país. Pelo Parlamento, será discutida a dívida pública, e é votado na especialidade o pacote do arrendamento.

Dia cheio no Parlamento, onde se vai discutir dívida pública e votar na especialidade o pacote de medidas relativas ao arrendamento. Serão também conhecidos dados relevantes sobre a inflação, divulgados pelo INE, e sobe a evolução orçamental e económica do país, do Conselho das Finanças Públicas e do Banco de Portugal.

Défice continua no bom caminho?

O Conselho das Finanças Públicas apresenta um relatório sobre os desenvolvimentos orçamentais do setor das administrações públicas no segundo trimestre de 2018. Tem como base as estatísticas das contas trimestrais das administrações públicas (não financeiras e financeiras), em contabilidade nacional, publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Banco de Portugal. Na última publicação, o CFP disse que défice estava no bom caminho, mas ainda há perigos.

Banco de Portugal diz como está a economia

O Banco de Portugal publica neste mês de outubro o boletim que contém a primeira análise detalhada da evolução da economia em 2018. Esta publicação inclui também uma projeção macroeconómica para o conjunto do ano em curso. No último boletim, o BdP manteve as projeções para a economia divulgadas em março, com a estimativa de 2,3% de crescimento do PIB.

Parlamento debate conclusões sobre dívida pública

A discussão, marcada a pedido da Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças, serve para apresentar as conclusões do grupo de trabalho sobre avaliação do endividamento público e externo. O grupo de trabalho, que foi criado a requerimento do PCP, está em atividade desde maio de 2017.

Como evoluíram os preços? INE diz

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, esta quinta-feira, o Índice de Preços no Consumidor (IPC). Este indicador compreende o valor da inflação, referente ao mês de setembro. Segundo os últimos dados, da estimativa rápida do INE, o IPC subiu 1,4% em setembro, face ao mesmo mês de 2017, acelerando face à variação de 1,2% em agosto.

Pacote do arrendamento vai a votos

Nesta quinta-feira, no Parlamento, é votado na especialidade o pacote das alterações ao arrendamento. Em cima da mesa estão 24 iniciativas, projetos de lei e projetos de resolução de todos os partidos com assento parlamentar, e ainda propostas de lei do Governo, que irão trazer várias mudanças ao regime do arrendamento urbano. Entre as novidades encontram-se incentivos fiscais e alterações aos contratos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião