BCE alerta que não há margem para baixar exigência de capital aos bancos

O supervisor do BCE defende que não há margem para fazer recuar as exigências de capital que têm sido impostas aos bancos da Zona Euro. Alerta, contudo, para o risco de se ir longe de mais.

Não há margem para baixar as exigências de capital impostas aos bancos da Zona Euro. Quem o diz é um dos supervisores do Banco Central Europeu (BCE), citado pela Reuters, esta terça-feira. “Neste momento, não há espaço para relaxar os requisitos de capital impostos às instituições financeiras”, determina Pentti Hakkarainen, alertando, contudo, para a necessidade de não se sufocar a inovação.

“Não encontro indicadores nas pesquisas mais recentes que me digam que as exigências atuais são demasiados elevadas”, diz Hakkarainen. O supervisor reage, assim, às críticas que têm sido dirigidas ao BCE sobre as reservas de capital que têm sido exigidas às instituições, desde a crise financeira.

Para evitar a repetição desse cenário, a instituição liderada por Mario Draghi tem mesmo pressionado os bancos no sentido de reforçarem o seu capital. Deste modo, desde que o BCE assumiu o papel de supervisor do setor, em 2014, os rácios de capital Tier 1 aumentaram, em média, 3,4 pontos percentuais, estando agora acima dos 15%.

Apesar de considerar não haver margem para fazer esse limite recuar, Hakkarainen sublinha que é preciso ter cuidado para não ir “longe de mais”, ou seja, é preciso evitar sufocar o sistema, “Temos de deixar os agentes do mercado decidirem, por eles mesmo, as suas estratégias de negócio, dando aos bancos espaço para respirar e inovar em função do interesse dos seus clientes”, salienta o responsável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE alerta que não há margem para baixar exigência de capital aos bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião