Há 190 milhões de euros para PME inovadoras portuguesas

O Web Summit ainda agora começou e já há mais 190 milhões de euros para as PME inovadoras portuguesas. Isto com apoio do Fundo Europeu de Investimento.

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) anunciou, esta terça-feira, que irá atribuir 190 milhões de euros às pequenas e médias empresas (PME) portuguesas. Este apoio — que foi anunciado no segundo dia do Web Summit — será distribuído através de dois novos fundos de capital próprio geridos pela Vallis Capital Partners e pela Mustard Seed Maze.

“Estas duas iniciativas darão às PME portuguesas o impulso de que necessitam para mostrarem os seus talentos e materializarem as suas ideias em projetos concretos”, sublinhou o comissário Europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação. Carlos Moedas explicou ainda que serão os “projetos inovadores de elevado valor acrescentado” e as “empresas sociais” os alvos destes apoios.

De notar que este fundos beneficiam do apoio da União Europeia, no quadro do mecanismo InnovFin Capital Próprio, do programa COSME EFG e do Plano Juncker.

No que diz respeito ao fundo gerido pela Mustard Seed Maze (no valor de 40 milhões de euros), espera-se que “proporcione uma fonte de financiamento estável para os modelos empresariais de inovação social mais promissores em Portugal“.

Quanto ao fundo gerido pela Vallis Capital Partners (no valor de 150 milhões de euros), terá como objetivo “apoiar as dinâmicas de sustentabilidade, incluindo setores relacionados com o crescimento demográfico e a escassez de recursos”. O fundo está direcionado para o mercado inferior-médio.

“É com o maior prazer que o FEI assina dois novos acordos de participação no capital por ocasião do Web Summit, em Lisboa, para apoiar as empresas portuguesas. Esta cooperação contribui para a criação de emprego e para o crescimento em Portugal”, reforçou também o diretor executivo do FEI, Pier Luigi Gilibert.

(Notícia atualizada às 13h04).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 190 milhões de euros para PME inovadoras portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião