Quatro em cada cinco famílias têm TV paga. E preferem fibra ótica

No final do primeiro semestre, existiam 3,9 milhões de assinantes de televisão paga, revelou a Anacom. E, pela primeira vez, a fibra ótica ultrapassou o cabo. A Nos continua líder de mercado.

Quatro em cada cinco famílias portuguesas preferem pagar por televisão, com o serviço a registar 3,9 milhões de assinantes no final do primeiro semestre, um aumento de 3,5% face ao mesmo período do ano passado. A tecnologia de distribuição mais usada também mudou: pela primeira vez, o número de assinantes que recebem o sinal por fibra ótica ultrapassou o número de assinantes por cabo. Os dados foram revelados pela Anacom.

Dos 3,9 milhões de clientes de televisão por subscrição que existiam no país no final de junho, 96,1% tinham o serviço integrado num pacote e 38,2% recebiam o sinal por fibra ótica, contra 34,9% que estão no cabo. Foi o primeiro semestre em que a fibra ótica ultrapassou o cabo e se estabeleceu como a forma de distribuição de televisão mais usada pelos portugueses. Quase 14% acediam ao sinal por satélite e cerca de 14% ainda eram clientes de ADSL.

A Anacom sublinha que 78,4% dos lares tinham acesso a uma centena de canais ou mais e que 74,4% usaram funcionalidades disponíveis nas box, como a gravação de programas, por exemplo. Cerca de 15% dos lares tinham acesso a canais premium de televisão.

No final do semestre, a Nos NOS 0,84% continuava a liderar o mercado da televisão por subscrição com uma quota de 41,9%, enquanto a Meo detinha uma quota de 38,9%. A Vodafone estava em terceiro lugar, com uma quota de 14,7%, seguida de longe pela Nowo, que detinha uma quota de assinantes de 4,4%.

Ao nível da angariação de novos clientes, o regulador presidido por João Cadete de Matos indica que a Meo foi a operadora que captou mais assinantes no primeiro semestre, “em termos líquidos”, comparativamente com o período homólogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quatro em cada cinco famílias têm TV paga. E preferem fibra ótica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião