Gasóleo baixa 1,2 cêntimos já à meia-noite

Se vai abastecer o seu automóvel, espere mais um pouco. O preço do gasóleo vai baixar 1,2 cêntimos já a partir da meia-noite. Atenção que a gasolina não mexe de preço.

Se pretende abastecer o seu automóvel com gasóleo, espere mais umas horas. É que o preço do litro do gasóleo vai baixar 1,2 cêntimos no consumidor final já a partir da meia-noite. O Governo publicou esta quarta-feira em Diário da República a última atualização trimestral do Imposto sobre os produtos Petrolíferos (ISP). Mas atenção: o preço da gasolina não mexe.

De acordo com a revisão do ISP anunciada no início desta semana, apenas o imposto sobre gasóleo vai registar uma descida em um cêntimo por litro, enquanto a taxa sobre a gasolina vai ficar inalterada. Contas feitas, para o consumidor final, o litro do gasóleo vai ficar 1,2 cêntimos mais baixo.

Segundo justificou o Ministério, a variação do preço de referência dos combustíveis justifica uma redução do ISP de um cêntimo na gasolina e de dois cêntimos no gasóleo. Porém, “uma vez que, em maio, já tinha sido concretizada a redução de um cêntimo na gasolina e no gasóleo, decidiu-se agora manter aquela redução na gasolina e reduzir adicionalmente um cêntimo da taxa sobre o gasóleo“, explica comunicado das Finanças.

O ISP subiu seis cêntimos nos primeiros meses do ano. Ainda assim, o aumento da carga fiscal sobre os produtos petrolíferos, que fez disparar o valor dos combustíveis no consumidor, trouxe o compromisso de uma revisão regular do imposto mediante uma variação de 4,5 cêntimos do preço de referência.

Agora, com a última revisão trimestral divulgada pelo Ministério das Finanças na segunda-feira, enquanto o preço do litro do gasóleo no consumidor final vai sofrer uma redução de 1,2 cêntimos, o litro da gasolina ficará inalterado nos postos de gasolina.

A 7 de novembro, para abastecer o seu automóvel com gasolina simples pagava 1,397 euros por litro, enquanto o litro de gasóleo custava 1,176 euros.

Preçário dos combustíveis a 7 de novembro

2016nov14_gasolina-e-impostos-01

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo baixa 1,2 cêntimos já à meia-noite

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião