Carlos Tavares aposta no BEM: Banco de Empresas Montepio

Montepio Investimento vai ter uma segunda vida. Carlos Tavares vai lançar o Banco BEM no início de 2019 com oferta para o segmento das PME e do “middle market”.

Praticamente desativado, o Montepio Investimento vai ganhar uma nova vida no início do próximo ano. Carlos Tavares prepara-se para transformá-lo num banco dedicado às PME e empresas do middle market. E já tem nome: vai chamar-se Banco de Empresas Montepio ou, simplesmente, BEM.

Esta foi uma das novidades do plano de reestruturação que Carlos Tavares, presidente do Banco Montepio, anunciou aos seus quadros num encontro em Ílhavo, realizado há algumas semanas.

A anterior administração de Félix Morgado pretendia desativar o Montepio Investimento e vender a licença do banco, mas Carlos Tavares decidiu reinventá-lo, atribuindo-lhe as funções de banco de apoio às empresas. Será lançado no primeiro trimestre de 2019.

O Banco BEM vai oferecer produtos de banca comercial, negócio internacional e banca de investimentos, especialmente dirigidos ao segmento das pequenas e médias empresas e empresas com volumes de negócio até 100 milhões de euros. Pretende ainda apoiar este segmento de empresas na obtenção de financiamento nos mercados de capitais, funcionando também como um conselheiro financeiro.

Por outro lado, o novo banco também quer intervir em operações de recuperação de créditos relativas a empresas em maiores dificuldades financeiras, mas com indicadores económicos favoráveis.

O Banco BEM vai funcionar através dos 21 centros de empresas que existem atualmente no Montepio Investimento. Também os balcões do Banco Montepio vão ser dotados de um ou dois gestores de empresas, de acordo com o número de PME afetadas.

O conselho de administração do Banco BEM será composto por 11 administradores, no máximo, inclui membros comuns ao conselho de administração do Banco Montepio, liderado por Carlos Tavares, e gestores não executivos independentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Tavares aposta no BEM: Banco de Empresas Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião