“É muita falha. E isso significa que o Estado falhou”, diz Marcelo

Sobre a queda do helicóptero do INEM, que vitimou quatro pessoas, o Presidente da República fala em "muita falha", um sinónimo de que "o Estado falhou".

No relatório apresentado pela Proteção Civil ao Ministério da Administração Interna (MAI) sobre a queda do helicóptero do INEM que vitimou quatro pessoas, foram apontadas várias falhas, nomeadamente a nível dos procedimentos. Para Marcelo Rebelo de Sousa, trata-se de “muita falha e isso significa que o Estado falhou”. O Presidente da República sublinha que este tipo de falhas “não são boas para a confiança das pessoas nas instituições”.

“Espero que não se confirme no relatório definitivo aquilo que consta do relatório preliminar. Constam quatro falhas: duas da Navegação Aérea de Portugal (NAV) e duas do 112. É muita falha, e isso significa que o Estado falhou“, disse Marcelo, em declarações aos jornalistas durante um almoço com camionistas.

A confirmarem-se estas falhas, “isto não cria confiança nem segurança nas pessoas”. “Se se confirmar aquilo que resulta deste relatório preliminar, são falhas demais de comunicação e tempo demais que resulta dessas falhas. E isso não é bom para a confiança das pessoas nas instituições, porque no fundo é tudo Estado”, continuou o chefe de Estado.

Face a estes resultados, “é preciso apurar” como decorreram os procedimentos e, a confirmarem-se estas falhas, “é preciso responsabilizar e corrigir”.

Para Marcelo, há duas maneiras de olhar para este momento: “uma é banalizar, dizer que isto é um caso que acontece de vez em quando; a outra é levar a sério e acho que deve ser levado a sério porque os portugueses vão perdendo confiança nas instituições“.

(Notícia atualizada às 13h48 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“É muita falha. E isso significa que o Estado falhou”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião