Revista de imprensa internacional

Más notícias para o ex-presidente da Nissan, que foi novamente acusado. Já no aeroporto de Gatwick, em Londres, as notícias são mais positivas.

A semana está a terminar e há novidades lá fora. Más notícias para o ex-presidente da Nissan, que foi novamente acusado. Desta vez, a acusação está relacionada com alegadas tentativas de transferir perdas em investimentos pessoais para as contas da Nissan. Já no aeroporto de Gatwick, em Londres, as notícias são mais positivas. O aeroporto já foi reaberto, ainda que com algumas limitações, nomeadamente quando ao número de voos. Nos Estados Unidos da América, a demissão do secretário da Defesa também está a dar que falar. O antigo general “marine” justificou a saída pelos desacordos com Donald Trump.

The Guardian

Ministério Público de Tóquio deduz nova acusação contra ex-presidente da Nissan

O Ministério Público de Tóquio anunciou uma nova acusação contra Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan, que foi preso a 19 de novembro no Japão por alegadas irregularidades na declaração de rendimentos acordada com a empresa. A nova acusação, que se soma a duas anteriores, com mandados de prisão diferentes, está ligada às alegadas tentativas de Ghosn de transferir 1,85 bilhão de ienes (14,5 milhões de euros) para as contas da Nissan, relativos a perdas em investimentos pessoais durante a crise financeira que eclodiu em 2008.

Leia a notícia completa em The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Times

Secretário da Defesa Jim Mattis demite-se em choque com Donald Trump

Jim Mattis, secretário de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), apresentou a sua demissão, depois de o antigo general “marine” ter divergido com Presidente dos EUA, na forma como o país lidou com a China e a Rússia. O anúncio surge, ainda, apenas um dia depois de Donald Trump ter retirado as tropas norte-americanas da Síria. No Twitter, Trump escreveu que Jim Mattis se iria reformar. Contudo, na sua carta de demissão, Mattis aludiu a desacordos com Trump como a razão da sua saída.

Leia a notícia completa em Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Aeroporto de Gatwick reabre com algumas limitações

O aeroporto de Gatwick, em Londres, paralisado desde a noite de quarta-feira, após dois drones terem sido avistados perto da pista, anunciou esta manhã a reabertura de um “número limitado” de voos. “A pista de Gatwick encontra-se atualmente utilizável e está prevista a descolagem e aterragem de um número limitado de aviões”, informou o aeroporto na rede social Twitter, aconselhando os viajantes a verificar o estado do seu voo com a companhia aérea antes de se deslocarem para o aeroporto, uma vez que os voos que partem e chegam a Gatwick ainda estão sujeitos a atrasos ou cancelamentos.

Leia a notícia completa em Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Financial Times

Ministro das Finanças quer que Goldman Sachs pague 7,5 mil milhões de dólares à Malásia

O ministro das Finanças da Malásia, Lim Guan Eng, considera que o Goldman Sachs deveria pagar uma quantia de 7,5 mil milhões de dólares ao país asiático. Em causa está um esquema que desviou milhares de milhões de dólares do fundo de desenvolvimento da Malásia, o 1MDB. No início desta semana, as autoridades da Malásia abriram o processo judicial contra o banco norte-americano, na sequência da investigação ao caso de corrupção e lavagem de dinheiro.

Leia a notícia completa em Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Facebook está a criar uma moeda virtual para o Whatsapp

O Facebook já teve uma moeda virtual. Era a Facebook Coin, utilizada para compras nos jogos populares de então, como o Farmville. Foi em 2009, tendo durado apenas dois anos. Agora, quase uma década depois, a rede social prepara-se para fazer uma nova tentativa, estando a preparar-se para avançar com uma nova divisa através do Whatsapp. Zuckerberg estará a trabalhar num plano para o lançamento de uma stablecoin baseada na tecnologia blockchain. Este tipo de moeda virtual diferencia-se das restantes pela menor volatilidade, já que o seu valor estará indexado ao do dólar norte-americano.

Leia a notícia completa em Bloomberg (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião