Wall Street prolonga ganhos. Tecnologia volta a brilhar

As bolsas norte-americanas voltaram aos ganhos e fecharam em terreno positivo, num dia em que as ações tecnológicas brilharam e subiram mais de 1%.

As bolsas norte-americanas contrariaram a generalidade das praças europeias e fecharam a primeira sessão da semana em terreno positivo, prolongando os ganhos expressivos que tinham sido registados na sessão anterior. O setor tecnológico foi o principal beneficiado, suportado em ganhos de gigantes como a Amazon e a Netflix.

O dia ficou marcado pelo otimismo dos investidores, que aguardam com expectativa novos desenvolvimentos em torno das negociações entre China e EUA, retomadas esta segunda-feira. Em causa, a guerra comercial, que há meses que condiciona as negociações nos mercados bolsistas.

Neste contexto, o S&P 500 fechou a subir 0,68%, para 2.549,26 pontos. O industrial Dow Jones valorizou 0,40%, para 23.527,69 pontos, uma subida suportada em mais um dia de bom desempenho do petróleo nos mercados internacionais. O contrato de WTI para entrega em fevereiro negoceia-se em Nova Iorque a 48,66 dólares, uma subida de 1,46% face à sessão passada.

Mas foram as tecnológicas as verdadeiras estrelas desta sessão. O Nasdaq avançou 1,22%, para 6.821,34 pontos, numa sessão em que as ações da Amazon valorizaram 3,62% para 1.632,45 dólares e os títulos da Netflix somaram 6,18%, para 315,97 dólares. Na passada sexta-feira, o índice já tinha feito um brilharete, ao valorizar 4,48%.

Estas valorizações surgem depois de duas semanas de fim de ano atribuladas para os mercados internacionais, com quedas expressivas praticamente desde a véspera do Natal. No entanto, Wall Street entrou com o pé direito em 2019 e soma já 1,72% no acumulado das quatro sessões de 2019, depois de fechar 2018 com um desempenho negativo de 6,24%.

Amazon ultrapassa Microsoft. É a mais valiosa da bolsa

A Amazon passou a Microsoft como a empresa com maior capitalização bolsista nos Estados Unidos da América, com o mercado norte-americano a alterar a ordenação empresarial.

A mudança ocorreu depois de as ações da Amazon, gigante do comércio retalhista pela internet, subirem 3,0%, para os 1.629,51 dólares, colocando a capitalização bolsista do título nos 797 mil milhões de dólares (694 mil milhões de euros). Por comparação, o produto interno bruto de Portugal em 2017 foi de 193 mil milhões de euros.

a cotação bolsista da tecnológica Microsoft, que pouco variou esta segunda-feira, fechando nos 102,06 dólares, está nos 784 mil milhões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street prolonga ganhos. Tecnologia volta a brilhar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião