BCE identifica riscos de desaceleração do crescimento económico na Zona Euro

  • Lusa
  • 10 Janeiro 2019

Segundo as atas da última reunião de política monetária divulgadas, o BCE defende que "a situação continua a ser frágil" e que podem reaparecer rapidamente riscos e novas incertezas. 

O Banco Central Europeu (BCE) considera que existem riscos de desaceleração do crescimento económico da Zona Euro e que o mercado espera que a subida das taxas de juro seja adiada, referem as atas da última reunião publicadas esta quinta-feira.

Segundo as atas da última reunião de política monetária divulgadas, o BCE também defende que “a situação continua a ser frágil” e que podem reaparecer rapidamente riscos e novas incertezas. Na reunião, os responsáveis também sublinharam que os mercados esperam que a primeira subida das taxas de juro do BCE seja adiada para finais de 2019 devido aos últimos dados económicos, que foram mais fracos do que o esperado devido a uma procura externa mais fraca e a fatores específicos de alguns países e setores como o automóvel na Alemanha.

O BCE deixou de comprar dívida pública e privada da Zona Euro no início de janeiro, mas vai continuar a reinvestir os títulos comprados que se vão vencendo. Em dezembro o BCE afirmou que reinvestiria os títulos comprados “durante um período de tempo prolongado passada a data da primeira subida das taxas de juro”.

O BCE considera que o seu principal instrumento para ajustar a política monetária é a orientação sobre as taxas de juro e por isso associou o reinvestimento dos títulos comprados que vencem à data da primeira subida das taxas de juro, segundo as atas. O BCE empresta aos bancos semanalmente a uma taxa de juro nula e cobra a uma taxa de juro de 0,4% pelo excesso de reservas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE identifica riscos de desaceleração do crescimento económico na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião