Fatura da água será mais cara em tempo de seca

  • ECO
  • 21 Janeiro 2019

Regulador defende aumento do preço da água em tempo de seca. Os agregados a partir de cinco pessoas vão ter direito a desconto. Medida deve entrar em vigor a partir de janeiro de 2021.

A fatura da água poderá sofrer alterações em breve. A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) colocou em consulta pública várias propostas para o setor, sendo que uma delas é a de que o valor a pagar pelos litros consumidos seja mais elevado em alturas de seca.

Segundo o Jornal de Notícias (JN), o regulador propõe que em períodos de maior carência, os municípios e as empresas gestoras possam vir a subir o preço da água. A medida consta no projeto de regulamento tarifário dos serviços de água, que está em consulta pública até 15 de março e que deverá entrar em vigor a partir de janeiro de 2021.

Além disso, a ERSAR pretende igualmente que a exemplo do que já acontece na energia, que sejam aplicadas tarifas bi-horárias na água, permitindo que o preço da água seja mais barato nos períodos em que a procura seja mais reduzida.

Outra das proposta da ERSAR é a de que o preço da água sofra um acréscimo para os condomínios, mas também para os alojamentos locais. Isto ao mesmo tempo que pretende que as famílias mais numerosas — com mais de cinco pessoas — passem a ter direito a um desconto na fatura da água.

Estas proposta da ERSAR surgem no mês em que quatro empresas do grupo Águas de Portugal vão disponibilizar as faturas com informação detalhada sobre os litros consumidos, uma medida que visa consciencializar os clientes para o uso responsável. Esta alteração não tem qualquer impacto no preço da água.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fatura da água será mais cara em tempo de seca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião