EDP puxa pela bolsa. Elétrica iguala valor da OPA
A elétrica liderada por António Mexia puxou pela bolsa nacional, depois do fundo Elliott ter apresentado um plano alternativo ao do chineses da CTG.
A EDP deu energia à bolsa portuguesa, levando o índice nacional a contrariar a tendência negativa das restantes praças europeias. A elétrica liderou os ganhos da sessão, encerrando na fasquia dos 3,26 euros por ação, igualando assim a contrapartida apresentada pela China Three Gorges.
Enquanto na Europa o dia foi de quedas, com o Stoxx 600 a perder 0,2%, por cá o PSI-20 encerrou a valorizar 0,33% para os 5.087,46 pontos, com sete cotadas em alta, duas inalteradas e nove em baixa. A elétrica liderada por António Mexia brilhou ao apresentar uma valorização de 2,45% para os 3,26 euros.
EDP iguala valor da OPA da CTG
Esta foi a primeira vez desde outubro que as ações da EDP conseguem atingir a fasquia dos 3,26 euros, valor que foi apresentado pelo seu maior acionista na oferta pública de aquisição (OPA) — chegando mesmo a cotar acima desse valor durante a sessão. E acontece no dia em que o fundo Elliott veio apresentar um plano alternativo ao dos chineses da CTG.
O fundo norte-americano assumiu a oposição à OPA, mas defende também que a EDP assuma um novo rumo que passa pela venda de ativos, nomeadamente parte do negócio da distribuição de eletricidade na Península Ibérica e a EDP Brasil, ao mesmo tempo que reforça a aposta nas renováveis, nos EUA. Assim, a EDP pode valer 4,33 euros por ação.
Os ganhos da EDP foram seguidos pelas restantes empresas do setor energético, no dia em que a cotação do preço do petróleo está em alta. A EDP Renováveis somou 1,14%, já a Galp Energia valorizou 0,72% para 14,00 euros.
Já a Nos e a Navigator, subiram respetivamente 0,47% e 0,48%. A papeleira conseguiu recuperar das perdas registadas na sessão anterior, depois de ter revelado um aumento dos lucros, mas ter anunciado a saída do presidente executivo, Diogo da Silveira.
A penalizar a bolsa nacional esteve o BCP que desvalorizou 0,53%, a Altri que desceu 3,69% para 7,3 euros por ação. Ainda em terreno negativo está a Sonae, que segundo a imprensa espanhola pode estar na corrida à retalhista Dia. A empresa liderada por Paulo Azevedo desvalorizou 0,61% na sessão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP puxa pela bolsa. Elétrica iguala valor da OPA
{{ noCommentsLabel }}