Mudar de tarifário de energia baixou fatura anual em 112 euros

Um total de 2.187 consumidores usaram o "Poupa Energia" no ano passado para mudar para um tarifário de energia mais em conta. As 329 adesões do último trimestre permitiram poupar 112 euros por ano.

Simular para poupar. O objetivo foi concretizado por 2.187 consumidores que usaram o Portal Poupa Energia no ano passado para encontrar e mudar para o tarifário de energia mais em conta. Os números são avançados, nesta quinta-feira, pela ADENE que diz que as alterações feitas através daquele simulador de eletricidade e gás permitiram uma poupança anual global de 223 mil euros. Só as mudanças de tarifário realizadas no último trimestre de 2018 permitiram baixar em 112 euros a fatura anual, uma poupança superior aos 100 euros verificados no trimestre anterior.

Os cálculos são da ADENE – Agência para a Energia, entidade a quem compete a operacionalização do portal Poupa Energia. De acordo com aquela entidade, no ano passado, o portal de energia recebeu 216 mil visitas, que resultaram em cerca de 200 mil simulações e 2.187 pedidos de mudança de tarifário.

De acordo com a ADENE, desse número total de pedidos de adesão, 329 realizaram-se no último trimestre do ano. Trata-se do valor trimestral mais baixo do ano, e que compara com 336 pedidos de mudança de tarifário realizados no terceiro trimestre de 2018. Ainda assim a poupança na fatura anual acabou por ser mais alta no último trimestre do ano.

“Os 329 pedidos registados neste período traduzem uma poupança estimada anual de 37 mil euros por ano, valor que representa uma poupança de 112 euros ao ano por consumidor”, concretiza a ADENE. No trimestre anterior, a poupança alcançada tinha sido de 100 euros por ano.

Os consumidores que efetuaram pedidos de mudança de comercializador no último trimestre de 2018 através do portal procuraram maioritariamente ofertas dual que incluem eletricidade e gás natural, explica ainda aquela agência. Entre os diferentes comercializadores de energia, a Galp com 91% dos pedidos foi o comercializador com mais pedidos de adesão, seguido da Goldenergy e da Luzboa.

Atualmente, a plataforma permite comparar ofertas entre um total de 23 comercializadores de eletricidade, gás natural ou serviço combinado, com 292 tarifários disponíveis do mercado livre e regulado de energia. Oferta que, segundo a ADENE, são atualizadas diariamente, recomendando assim os consumidores a efetuarem regularmente uma simulação de modo a verificarem qual a oferta mais vantajosa no momento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mudar de tarifário de energia baixou fatura anual em 112 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião