Há novos passes para os transportes em Lisboa. Saiba como vão funcionar

Os novos passes dos transportes na região de Lisboa começam a ser vendidos a 26 de março e deixam de ser válidos no final de cada mês. Conheça as respostas a algumas das dúvidas mais frequentes.

O passe único dos transportes na região de Lisboa começa a ser vendido a 26 de março. Traz muitas novidades para os utentes dos transportes públicos, mas também outras tantas dúvidas. Se já se perdeu entre números e informações, juntámos neste artigo as perguntas mais frequentes e as respostas que são possíveis com base no que já foi anunciado.

O cartão continua a ser o mesmo?

Depende. Se tiver um cartão VIVA, então sim: o cartão continua a ser exatamente o mesmo. Mas, se tiver um passe local, terá de fazer o cartão Lisboa VIVA, uma vez que esses cartões locais vão deixar de existir. Depois de pedido, tipicamente, o cartão Lisboa VIVA fica pronto em 10 dias. Saiba mais aqui.

Quanto vão custar os novos passes?

  • O passe que é válido para todos os transportes em toda a Área Metropolitana de Lisboa vai custar 40 euros e chama-se “Navegante Metropolitano”.
  • O passe que é válido para todos os transportes em cada um dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa vai custar 30 euros e chama-se “Navegante”.
  • Mantêm-se, para já, os preços nos outros 70 passes que custam menos de 30 euros, e no que custam entre 30 e 40 euros.

Há descontos para famílias?

Sim. É outra das novidades: a do passe familiar, que agregará todos os cartões de uma família, independentemente do número de pessoas. Em qualquer dos casos, só serão cobrados, no máximo, dois passes únicos por agregado familiar.

Ou seja, quantas mais pessoas a família tiver, maior será a poupança. O desconto vai desdobrar-se em dois cenários:

  • Uma família que viva na cidade de Lisboa só pagará, no máximo, 60 euros, que é o preço de dois passes “Navegante”.
  • Uma família que viva fora de Lisboa só pagará, no máximo, 80 euros, que é o preço de dois passes “Navegante Metropolitano”.

O que muda nos descontos sociais?

Nada. Fica tudo igual nas modalidades com desconto, incluindo os transportes gratuitos para crianças até fazerem 13 anos. Os descontos dos passes 4-18 e sub-23, para estudantes, também se mantêm nas mesmas proporções.

Os novos passes são válidos durante quanto tempo?

Os novos passes únicos vão ser de subscrição mensal. Ou seja, são válidos apenas durante o mês em que são subscritos. Esta é uma das principais novidades, uma vez que decreta o fim dos passes válidos por 30 dias contínuos.

Ou seja, suponhamos que compra o passe no dia 10 de abril. Será apenas válido até ao dia 30, ou seja, o último dia do mês. Se, por exemplo, o fim do mês já estiver próximo, terá de fazer as contas. Provavelmente, compensará mais comprar bilhetes ocasionais em vez de comprar o passe completo, que acabará por expirar pouco depois.

A regra passará a ser, assim, a de carregar o passe no início de cada mês, através das várias formas de carregamento existentes: bilheteiras dos operadores, terminais Multibanco, ou na internet, para quem tenha um leitor de cartões VIVA.

O que acontece se comprar passe a meio de março?

Se comprar um passe em meados deste mês de março — por exemplo, no dia 15 –, ainda estará a subscrever a modalidade antiga, válida por 30 dias contínuos. Mas a nova modalidade arranca a 26 de março. E muitos utentes têm dúvidas sobre se vão ser obrigados a comprar um novo passe no início do mês de abril.

Em teoria, a resposta é não, mas ainda não se sabe ao certo o que vai acontecer. Segundo explicou à TSF o primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, “haverá uma solução” para os utentes que se encontrem nesta situação. Mas ainda não está fechada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há novos passes para os transportes em Lisboa. Saiba como vão funcionar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião