Entre os mais ricos do mundo há uma portuguesa. Fernanda Amorim subiu na lista

A viúva de Américo Amorim continua a ser a única entrada de Portugal na lista dos mais ricos da Forbes. A sua riqueza chega aos 4,8 mil milhões de dólares.

A lista dos mais ricos do mundo está a encolher, tanto em riqueza como em número. Tal como no ano passado, só há um português no ranking global. É Maria Fernanda Amorim, viúva de Américo Amorim, que até conquistou algumas posições, apesar de ter registado uma quebra na fortuna.

Maria Fernanda Amorim está na posição 379 da lista dos multimilionários da Forbes (acesso livre/conteúdo em inglês), quando no ano passado figurava no 382.º lugar do ranking.

Apesar da subida, a portuguesa, em conjunto com a sua família, apresenta uma fortuna de 4,8 mil milhões de dólares, um valor que compara negativamente com os 5,1 mil milhões do ranking do ano anterior.

O maior ativo da viúva do empresário português que liderava a Corticeira Amorim é uma participação de 18% na Galp Energia. A petrolífera, que tem atualmente como chairman a filha, Paula Amorim, contribuiu também para a fortuna de Isabel dos Santos que figura na posição 1.008 do ranking, com uma fortuna de 2,3 mil milhões. Perdeu 300 milhões num ano, caindo da posição 924.

É o segundo ano consecutivo em que Portugal conta apenas com um representante no ranking dos mais ricos. Nos anos anteriores, tinha três, juntando-se Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo a Américo Amorim. Tanto Belmiro como Américo Amorim faleceram em 2017.

Fernanda Amorim é uma entre os multimilionários da Forbes. O número de pessoas a figurar nesta lista caiu para 2.153 em 2019, menos 55 do que no ano anterior. Quase metade daqueles que conseguiram um lugar no ranking, cerca de 46%, viram a sua fortuna diminuir.

Jeff Bezos continua a liderar a lista, depois de ter ultrapassado o fundador da Microsoft Bill Gates, com uma riqueza de 131 mil milhões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entre os mais ricos do mundo há uma portuguesa. Fernanda Amorim subiu na lista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião