Portugal cresce acima da média europeia. Mas há 16 países onde o PIB sobe mais

Crescimento do PIB nacional, no quarto trimestre de 2018, foi superior ao da UE. Ainda assim, há 16 países que cresceram mais do que Portugal. Já no mercado de trabalho, o desempenho é melhor.

Afinal a economia da zona euro cresceu menos do que o esperado. De acordo com os dados publicados esta quinta-feira pelo Eurostat, Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresceu 1,8% em 2018, menos uma décima do que a estimativa da Comissão Europeia nas Previsões Económicas de Inverno. Para o conjunto da União Europeia (UE), a taxa de crescimento do PIB foi, no ano passado, de 1,9%, em linha com a percentagem avançada por Bruxelas há um mês. Confirma-se assim que Portugal cresceu acima da média europeia, o ano passado — 2,1%, ainda que o desempenho da economia nacional tenha ficado aquém das previsões do Executivo que apontava para uma evolução de 2,3%.

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, salientou, o mês passado quando o INE divulgou os dados oficiais, que a economia portuguesa está a crescer acima da média da União Europeia. Para justificar o facto de o PIB ter subido menos do que o Governo previa, o ministro atribuiu culpas à greve dos estivadores no porto de Setúbal, que parou as exportações de carros da Autoeuropa. Já o Ministério das Finanças, na mesma altura, preferiu puxar por outros números. “A economia portuguesa cresce há 21 trimestres consecutivos“, pode ler-se no comunicado da altura.

Em termos trimestrais, o Eurostat revelou ainda que tanto o emprego como o PIB aumentaram nos últimos três meses do ano. Em comparação com o trimestre anterior, de outubro a dezembro o emprego aumentou 0,3% na Zona Euro e 0,2% na União Europeia (UE). Já o PIB subiu 0,2% na Zona Europa e 0,3% na UE.

Em Portugal, a tendência foi semelhante. Mas, e ainda que o aumento tenha sido até ligeiramente superior ao sentido na União Europeia, há 16 países que cresceram mais do que o país lusitano. O PIB nacional aumentou 0,4%, mais 0,1 pontos percentuais do que no terceiro trimestre, mas menos do que nos dois primeiros trimestre dos ano.

Se comparado com o período homólogo, o valor registado no quarto trimestre foi 1,7 pontos percentuais superior. Ainda assim, Portugal está no conjunto de países da Zona Euro que menos cresceram, apenas com oito países a registarem um desempenho pior. Na ponta oposta, a Estónia foi o país que mais cresceu no quarto trimestre de 2018, perto de 2,2 pontos percentuais.

Em relação ao emprego, o aumento em Portugal foi de 0,5% em cadeia, em linha com a subida registada no terceiro trimestre do ano. Portugal foi o décimo país onde o emprego mais cresceu. Recorde-se que no primeiro trimestre de 2018, o emprego nacional subiu 0,8% e, imediatamente no trimestre a seguir, manteve-se sem qualquer alteração. Já comparativamente ao período homólogo, no quarto trimestre de 2018, o emprego registou um aumento de 1,9 pontos percentuais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal cresce acima da média europeia. Mas há 16 países onde o PIB sobe mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião