Fisco espanhol abre investigação a Neymar

O Fisco quer saber se o jogador pagou todos os impostos relacionados com o prémio de renovação, que ascendeu aos 54,4 milhões, bem como com a sua transferência, que ultrapassou os 200 milhões.

A Autoridade Tributária (AT) espanhola está a investigar o brasileiro Neymar na sequência do pagamento do prémio de renovação de contrato com o Barcelona, pouco antes da transferência do futebolista para o francês Paris Saint-Germain (PSG), avança o El Mundo (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Com o objetivo de verificar se ambas as operações foram devidamente tributadas em Espanha, o Fisco pediu toda a documentação das mesmas através de uma carta endereçada ao tribunal, no passado dia 22 de fevereiro. A intervenção do Fisco quer determinar se o jogador pagou, de facto, todos os impostos relacionados com o prémio de renovação, que ascendeu aos 54,4 milhões de euros brutos.

Por outro lado, a Autoridade Tributária espanhola quer, também, saber se os impostos referentes à transferência de Neymar para o clube parisiense, que atingiu um montante de 222 milhões de euros, foram pagos.

Recorde-se que o prémio de renovação de Neymar com o FC Barcelona foi dividido em duas tranches. A primeira, de 23,7 milhões de euros brutos, chegou aos cofres do futebolista, mas a segunda ficou na carteira do Barcelona. A transferência do brasileiro para o PSG levou o clube catalão a não só abortar o pagamento da segunda tranche, como a reclamar até a devolução da primeira, com juros e uma indemnização por danos e prejuízos, num total de cerca de 75 milhões de euros.

Já Neymar, por sua vez, exige que lhe seja paga a totalidade do prémio, também com juros. Este impasse deverá ser resolvido em tribunal no próximo dia 21 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco espanhol abre investigação a Neymar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião