Avaliação das casas está há dois anos a subir. Fixa novo recorde nos 1.247 euros por metro quadrado

A avaliação feita pelos bancos aos imóveis na hora de concederem crédito não pára de aumentar. Subiu, em março, pelo 24.º mês, atingindo um novo recorde nos 1.247 euros por metro quadrado.

O valor das casas não pára de aumentar. De acordo com a avaliação feita pelos bancos aos imóveis na hora de concederem crédito, o preço do metro quadrado subiu pelo 24.º mês, alcançando um novo recorde. Após dois anos de subida, está agora, em média, nos 1.247 euros.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que a avaliação bancária aumentou em oito euros face ao mês anterior. Os 1.247 euros registados em março correspondem a “um aumento de 0,6% relativamente a fevereiro e de 6,9% face ao mesmo mês do ano anterior”, diz o INE.

Esta nova subida atira o valor médio do metro quadrado para recorde, marco alcançado após dois anos consecutivos de aumento das avaliações que reflete o momento positivo vivido no mercado imobiliário nacional.

Em comparação com o período homólogo, a taxa de variação homóloga mais elevada para o conjunto das avaliações verificou-se no
Algarve (12,6%) e a menor na Região Autónoma dos Açores (1,7%). Já face a fevereiro, a maior subida para o conjunto da habitação registou-se no Centro (1,4%), e a única descida verificou-se na Região Autónoma da Madeira (-1,9%).

Perante estas variações, o índice do valor médio de avaliação bancária aponta que, em março, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, a Região Autónoma da Madeira, o Alentejo Litoral, e a Área Metropolitana do Porto apresentaram valores de avaliação superiores à média nacional (37%, 27%, 10%, 5% e 3% acima do registado para o país, respetivamente). Beira Baixa “foi a que apresentou o valor mais baixo em relação à média nacional (-30%)“.

(Notícia atualizada às 11h20 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação das casas está há dois anos a subir. Fixa novo recorde nos 1.247 euros por metro quadrado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião