Resposta chinesa leva Wall Street a cair 2%

Está a escalar a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo. Investidores assustados com impacto das tarifas nos lucros das empresas. Wall Street perde mais de 2%.

EUA e China continuam em guerra no plano comercial. Trump anunciou há dias no Twitter que iria aumentar as taxas alfandegárias sobre produtos chineses. Agora veio a resposta de Pequim: o ministro das Finanças adiantou que planeia impor tarifas sobre 60 mil milhões de dólares de bens americanos, ou 5.140 produtos, deixando novamente Wall Street sob intensa pressão vendedora.

O índice S&P 500, que serve de referência para investidores em todo o mundo, abriu o dia a cair 1,68% para 2.832,9 pontos. Também o industrial Dow Jones e o tecnológico Nasdaq cedem 1,77% e 2,24%, respetivamente.

“Isto está cada vez mais complicado e a custar cada vez mais à economia mundial e até termos uma pausa neste assunto, os mercados vão continuar sob pressão”, disse Art Hogan, da National Securities, citado pela Reuters. “Cada aumento das tarifas afeta a economia, os resultados empresariais e por isso as ações vão reagir a isso”, explicou ainda aquele responsável.

Sobe de tom o conflito comercial entre das duas maiores economias mundiais. Este fim de semana, Washington veio exigir uma mudança na lei chinesa enquanto Pequim garantiu que não vai aceitar nada que prejudique os seus interesses.

Em termos empresariais, as ações das companhias mais sensíveis ao comércio internacional registam os piores desempenhos. Eram os casos da Boeing e da Caterpillar, cujos títulos perdiam 4%.

Já o ouro, um ativo de refúgio em termos de incerteza nos mercados, valoriza mais de 1% para 1.299,01 dólares a onça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Resposta chinesa leva Wall Street a cair 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião