Bolsas em queda à espera de Trump e do G20. Lisboa cai

As ações europeias inverteram a tendência e estão a cair. Os investidores estão a refugiar-se noutros ativos perante a incerteza em torno de novas medidas de Trump e à espera do arranque do G20.

As bolsas europeias estão a cair. Apesar dos ganhos registados na primeira hora de negociações, suportados na valorização do petróleo, o sentimento negativo levou a melhor sobre os investidores numa altura em que prevalecem os receios em torno da economia mundial, a incerteza provocada pelas tensões geopolíticas e comerciais que envolvem os EUA e a ansiedade perante a cimeira do G20, que arranca no final desta semana.

Apesar de o Stoxx 600 estar a recuar uns ligeiros 0,08%, as perdas no alemão Dax chegam a 0,46%, com os investidores a reagirem negativamente ao profit warning feito pela Daimler (dona da Merced3es), que está a levar as ações da gigante alemã a uma queda de 4,67%, para 47,30 euros por ação. Também se registam perdas em França e em Itália, para além de Portugal.

O PSI-20, que chegou a ter apenas uma cotada no vermelho no começo da sessão, está agora a perder 0,52%, para 5.099,71 pontos, pressionado pela queda das ações do setor energético. A EDP Renováveis é a que mais pesa em Lisboa, com perdas de 0,66%, para 9,05 euros cada título. Ao mesmo tempo, a EDP recua 0,27%, para 3,386 euros. Já a petrolífera Galp Energia derrapa 0,34%, para 13,385 euros, numa altura em que o preço do petróleo sobe 0,08% em Londres, para 65,25 dólares o barril.

A tendência negativa das bolsas europeias mostra que os investidores continuam a fugir das ações e a refugiarem-se em ativos menos expostos à evolução da economia, como é o caso do ouro. O preço da onça está a subir 0,42%, para 1.404,52 dólares.

A espoletar o sentimento negativo estão diversos fatores como os continuados receios em torno de uma nova recessão global, mas, sobretudo, face a duas medidas que estarão a ser preparadas pelo Presidente dos EUA. Donald Trump prepara-se para, por um lado, avançar com novas sanções contra o Irão, o que poderá acentuar as tensões geopolíticas entre os dois países, e, por outro, banir a tecnologia chinesa da implementação da rede 5G no país, o que poderá escalar as tensões comerciais com a China. Soma-se a isso a cimeira do G20, que tem início previsto para a próxima sexta-feira, e que poderá trazer novidades nestas e noutras vertentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas em queda à espera de Trump e do G20. Lisboa cai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião