Coca-Cola e Mengniu Diary fecham acordo multimilionário com os Jogos Olímpicos
Até 2032, as bebidas não alcoólicas oficiais dos Jogos Olímpicos serão Coca-Cola e... laticínios. As duas empresas fecharam um acordo de patrocínio de três mil milhões de dólares.
Já está presente nos Jogos Olímpicos há mais de cem anos e… quer continuar. A Coca-Cola vai continuar a ser a bebida “não alcoólica” oficial do evento, depois de se ter unido à fabricante de laticínios China Mengniu Diary para fechar um acordo multimilionário com a organização, num valor considerado recorde, diz o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).
A Coca-Cola uniu-se à China Mengniu Diary, o segundo maior produtor de laticínios asiático, para, em conjunto, patrocinarem o evento entre 2021 e 2032, período que inclui seis edições de verão e inverno. Juntos, serão parceiros oficiais de “bebida” não alcoólica dos Jogos Olímpicos. O acordo deverá ser anunciado por ambas as empresas esta segunda-feira.
Detalhes sobre o acordo não foram revelados, mas uma fonte próxima do assunto revelou ao FT que este estaria avaliado em “vários milhares de milhões de dólares”. Outra fonte acrescentou que este patrocínio valeria até 1,5 mil milhões de dólares, comparando com os 200 a 205 milhões de dólares que o Comité Olímpico Internacional ganhou em acordos recentes com a Alibaba, a Bridgestone e a Panasonic.
Contudo, a mesma fonte acrescentou que, no total, a parceria está perto dos três mil milhões de dólares (2,64 mil milhões de euros), dado que ambas as empresas se comprometeram com gastos adicionais em comunicação e publicidade. Este é considerado um dos acordos mais caros no mundo do desporto.
“Com a Mengniu, vimos uma oportunidade de expandir o conceito de laticínios na categoria de bebidas”, disse James Quincey, presidente e diretor-executivo da Coca-Cola, citado pelo FT. “Vamos avançar com os nossos próprios planos de marketing, mas teremos todo o gosto em ser parceiros em conjunto com uma empresa de laticínios muito respeitada e que conhecemos muito bem na China”.
A Mengniu encara este acordo com parte de uma estratégia ambiciosa para crescer fora do mercado doméstico. A empresa, com sede em Hohhot, entra assim para uma elite empresarial no grupo de patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos, que inclui empresas como a fabricante americana de chips Intel, a chinesa Toyota e ainda o Alibaba.
Este acordo entre as duas empresas vai permitir garantir o futuro financeiro do maior evento desportivo do mundo até à próxima década e mostra que, nos Jogos Olímpicos, há cooperação entre as principais empresas chinesas e norte-americanas, numa altura em que as duas maiores economias do mundo atravessam um período de tensões comerciais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Coca-Cola e Mengniu Diary fecham acordo multimilionário com os Jogos Olímpicos
{{ noCommentsLabel }}