PS e PSD escolhem representantes para conversações sobre Lei de Bases da Saúde

O PSD já apresentou os pontos que quer revisitar na discussão com os socialistas sobre a Lei de Bases da Saúde. O PS deverá agora avaliar as propostas para avançar para negociações.

Já estão escolhidos os representantes do PSD e do PS para as conversações sobre a Lei de Bases da Saúde. O deputado Ricardo Baptista Leite foi escolhido pelo PSD e pela direção do grupo parlamentar para representar os sociais-democratas. Já os socialistas escolheram como interlocutora a vice-presidente da bancada, Jamila Madeira, com o apoio do coordenador da área da saúde, António Sales.

Depois de chegar a um impasse nas negociações com os partidos de esquerda, que se mostraram inflexíveis sobre a existência de parcerias público-privadas (PPP) na saúde, o PS vira-se agora para o PSD para tentar aprovar a Lei de Bases do setor. Perante este “desafio”, Rui Rio já veio apresentar os três assuntos que o partido está disposto a revisitar para dar o voto favorável à Lei.

A gestão e funcionamento do Serviço Nacional de Saúde, onde se incluem as PPP, as matérias ligadas aos direitos dos cidadãos e o capítulo sobre saúde pública e bem-estar são os três pontos que o PSD escolheu, a partir das propostas que viu reprovadas nas votações indiciárias do grupo de trabalho, para levar à discussão.

A bola estará assim do lado dos socialistas, que têm já uma ideia do que os sociais-democratas consideram essencial nestas conversações. De acordo com a informação recolhida pelo ECO, ainda não foi marcada nenhuma reunião oficial entre os partidos. As votações indiciárias do grupo de trabalho ainda terão de ser confirmadas na Comissão da Saúde, o que deverá acontecer no início de julho, e depois disso o documento final será votado em plenário. A 2 de julho o grupo de trabalho irá reunir para analisar e fixar o texto que vai a votos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS e PSD escolhem representantes para conversações sobre Lei de Bases da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião