Jerónimo Martins tomba mais de 5% com novo imposto na Polónia

Sessão negativa para as retalhistas portugueses no primeiro dia da Mercadona em Portugal. A Jerónimo Martins (Pingo Doce) foi penalizada com imposto sobre o setor na Polónia.

A Jerónimo Martins afundou mais de 5% e arrastou consigo a bolsa de Lisboa. Mas a dona do Pingo Doce não foi a única retalhista a cair. Também a Sonae perdeu quase 1% no primeiro dia da espanhola Mercadona em Portugal.

O PSI-20, o principal índice português, caiu 0,76% para 5.149,16 pontos, penalizado por 12 cotadas. O pior desempenho pertenceu à Jerónimo Martins, cujos títulos derraparam 5,19% para 13,19 euros, depois da notícia na Polónia de que o governo vai avançar com impostos sobre o setor do retalho, já a partir de 1 de setembro. Foi a maior queda em sete meses para a retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos.

Títulos da dona do Pingo Doce derrapam em bolsa

Também a Sonae, que explora a cadeia Continente, caiu 0,93% para 0,856 euros. “A concorrência em Portugal também aumenta no setor do retalho, com a Mercadona a entrar no nosso país“, notou Carla Maia Santos, da XTB.

Outros maus desempenhos: os CTT caíram 3,08% para 2,078 euros, a Mota-Engil cedeu 2,32% e a Galp perdeu mais de 1%.

A travar uma maior queda em Lisboa estiveram sobretudo as ações da EDP, que fecharam em alta de 1,34% para 3,395 euros.

Lá por fora, a sessão europeia terminou em terreno positivo. O índice de referência no Velho Continente, o Stoxx 600, somou 0,2%. Em Milão e Madrid os ganhos bolsistas situarem entre 0,3% e 0,6%.

No mercado petrolífero, o barril do “ouro negro” cai mais de 3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins tomba mais de 5% com novo imposto na Polónia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião