Bankinter aumenta lucros. Destaca “bom desempenho” em Portugal

  • Lusa
  • 25 Julho 2019

O banco espanhol Bankinter aumentou os lucros do semestre em mais de 18%, para 309 milhões de euros. Lucro antes de impostos em Portugal alcançou 35 milhões.

O banco espanhol Bankinter teve um lucro de 309 milhões de euros no primeiro semestre. É um aumento de 18,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações enviadas pela empresa ao mercado.

O banco destaca que a atividade em Portugal continuou a apresentar “o habitual bom desempenho”, tanto no que diz respeito ao investimento como no crédito concedido, tendo ambos crescido 13% no período em análise. O resultado antes de impostos do primeiro semestre do ano do Bankinter Portugal alcançou os 35 milhões de euros, 11% mais do que em junho de 2018.

No que respeita à totalidade do grupo bancário, a entidade sublinha que de janeiro a junho teve um rácio de rentabilidade sobre o capital investido (ROE) de 12,8% e um rácio de crédito malparado de 2,7%, enquanto a solvência do banco medida através do rácio de capital CET1 fully loaded foi de 11,50%, superior às exigências dos reguladores do mercado.

O banco espanhol também destaca que os resultados semestrais já incluem resultados do EVO Banco e da sua subsidiária de consumo na Irlanda, a Avantcard, que foram integrados no Grupo Bankinter em 31 de maio último, depois de terem recebido as autorizações dos reguladores.

A entidade explica que, sem levar em conta o fundo de comércio negativo da operação de compra do EVO Banco, nem os restantes valores das empresas adquiridas, o lucro líquido do semestre seria de 264 milhões de euros, 1,1% superior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankinter aumenta lucros. Destaca “bom desempenho” em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião