Chanel investe na igualdade. Cria cargo para direção de diversidade e inclusão
Fiona Pargeter, contratada pela casa de moda de luxo francesa, foi diretora de diversidade e inclusão num banco suíço.
A Chanel contratou a primeira Head of Diversity and Inclusion (diretora de diversidade e inclusão), uma tendência de outras marcas de luxo como a Gucci ou a Burberry — empenhadas em promover ambientes mais diversificados e inclusivos, noticia o Business of Fashion (acesso pago).
O cargo na empresa francesa vai ser ocupado por Fiona Pargeter, que desempenhava um cargo semelhante num banco suíço.
A Chanel afirma que os esforços pela diversidade e inclusão eram, até então, assumidos pelo departamento de People & Organization, mas a criação de um novo cargo serve para impulsionar esse trabalho. A nomeação da Pargeter é “um sinal do nosso compromisso e da sua importância para a Maison“, disse a empresa.
No mesmo artigo, são relembrados exemplos em que as marcas tiveram de lidar com reações negativas nas redes sociais. Foi o caso da Gucci, criticada após a venda de uma sweater por evocar o racismo, da Burberry, que teve uma modelo a desfilar com uma corda ao pescoço, na época associado a uma apologia ao suicídio, sem esquecer a Chanel, que recriou uma manifestação feminista num dos desfiles da marca.
As empresas desculparam-se e criaram novas iniciativas pela diversidade. A Chanel, além do cargo agora criado, tinha já em 2018 tornado público um relatório em que afirmava que “aumentar a inclusão e a diversidade também é uma oportunidade contínua para a Chanel” e referindo que continuariam concentrados “em novos programas para demonstrar o apreço por todos os aspetos da diversidade, incluindo a diversidade de pensamento, e promover uma cultura mais inclusiva e diversificada”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chanel investe na igualdade. Cria cargo para direção de diversidade e inclusão
{{ noCommentsLabel }}