5G: Mudanças na frequência da TDT nunca demoram “menos de seis meses”, diz Altice

  • Lusa
  • 12 Agosto 2019

"A Altice Portugal informou a Anacom que efetuar as mudanças de frequência da TDT nunca demoraria menos de seis meses", disse fonte oficial da dona da Meo.

A Altice Portugal disse esta segunda-feira à Lusa que a mudança na frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT), cuja faixa 700 MhZ (Megahertz) vai ser libertada para o 5G (quinta geração móvel), nunca irá demorar “menos de seis meses”.

Na sexta-feira, fonte oficial da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) afirmou à Lusa que o regulador “está a trabalhar” para cumprir o calendário de arranque do 5G, que irá acontecer até junho do próximo ano, o que inclui a libertação da faixa 700 MHz da TDT.

“Desde o final de 2018 e início deste ano, quando o assunto foi colocado pela primeira vez pela Anacom que, de forma reiterada, a Altice Portugal informou a Anacom que efetuar as mudanças de frequência da TDT nunca demoraria menos de seis meses“, afirmou fonte oficial da dona da Meo.

A Altice Portugal está preocupada com o processo de libertação da frequência da TDT, já que diz desconhecer, até ao momento, como tal será feito. Com a mudança na faixa da TDT, as pessoas vão ter de sintonizar outra frequência para aceder aos canais de sinal aberto (gratuito).

No final da semana passada, o regulador das telecomunicações disse que iria ter soluções para apoiar os clientes da TDT nesta migração. “Vamos ter soluções para apoiar as pessoas” na migração de uma frequência para a outra, processo que decorrerá no quarto trimestre deste ano, disse, na sexta-feira, fonte oficial da Anacom.

Uns dias antes, a 6 de agosto, num encontro com jornalistas, o presidente executivo da Altice Portugal tinha considerado que Portugal estava atrasado no lançamento do 5G e a “perder claramente o comboio” da quinta geração móvel, apontado responsabilidades ao presidente da Anacom.

Cabe à Autoridade Nacional de Comunicações definir o calendário, sendo que a diretiva comunitária indica que a atribuição do 5G deverá ser realizada até junho de 2020, ou seja, daqui a menos de um ano. Alexandre Fonseca criticou, na altura, o regulador por aquilo que considerou ser um “silêncio absoluto” sobre o processo de libertação da faixa 700 Mhz na TDT.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5G: Mudanças na frequência da TDT nunca demoram “menos de seis meses”, diz Altice

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião