Sabe quem é o maior produtor de gelados da União Europeia?

O pódio de 2017 começava na Alemanha, seguia para Itália e terminava em França. Uma pista: os países do ranking de 2018 mantiveram-se. Mas será que assumem a mesma ordem?

As vendas de gelados aumentam consideravelmente durante os meses de verão, sobretudo graças à praia, ao calor e às férias, que convidam a entrar nas geladarias. Mas, sabe quem é o maior produtor de gelados na União Europeia? Uma pista: se está a pensar nos gelados italianos, engana-se.

A Alemanha é, sim, o país europeu que produz maiores quantidades de gelado. E a maior surpresa é que Itália está a perder terreno.

Segundo os dados publicados esta segunda-feira pelo gabinete de estatísticas da União Europeia, o Eurostat, os alemães produziram 494 milhões de litros de gelado em 2018. Face a 2017 — ano em que também ocupou o primeiro lugar do pódio — a Alemanha registou uma quebra de mais de 20 milhões de litros. Ainda assim, a diminuição não foi suficiente para fazer o país sair da liderança.

França e Itália é que não se mantiveram nas mesmas posições verificadas em 2017. Desta vez, Itália, tão conhecida pelos seus famosos gelados, caiu para o terceiro lugar do pódio. A França foi o segundo país maior produtor de gelados, totalizando 451 milhões de litros.

Quando comparado com os números de 2017, é possível perceber que os três países diminuíram as suas produções, mas a maior quebra coube mesmo a Itália, que passou de uma produção anual de 511 milhões de litros para apenas 435 milhões.

Os dados do Eurostat não apresentam valores para Portugal mas revelam que, no país vizinho, em Espanha, foram produzidos cerca de 307 milhões de litros de gelado. Já a Áustria pouco passou dos dois milhões de litros, enquanto a Eslováquia ficou nos 176 mil litros de gelado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe quem é o maior produtor de gelados da União Europeia?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião