ASF autoriza venda da GNB Vida à Global Bankers

  • ECO Seguros
  • 27 Agosto 2019

Para concretizar a operação apenas falta a indicação de revisores de contas e informar sobre possíveis alterações na administração da seguradora.

O Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) deliberou “não se opor à aquisição”, pela GBIG Portugal, S.A., e pela Apax IX GP Co. Limited, de uma participação qualificada correspondente a 100% das ações representativas do capital social e dos direitos de voto da GNB – Companhia de Seguros de Vida (GNB Vida).

Detida pelo Novo Banco, a GNB Vida foi este ano vendida à Bankers Insurance Holdings, num negócio avaliado em 190 milhões de euros. A seguradora GNB Vida registou um prejuízo de 21,1 milhões de euros no primeiro semestre do ano, valor que compara com o lucro de 2,7 milhões obtido no mesmo período de 2018.

No entanto, para que a operação se concretize, a ASF põe como condição que “seja efetuado o registo prévio, junto da ASF, das pessoas que dirigem efetivamente, fiscalizam e são responsáveis pela certificação legal de contas da GOMES TopHoldings S.à.r.l”. Esta sociedade é a entidade de topo do grupo comprador na União Europeia “e, por esse motivo, passará a ser objeto de supervisão pela ASF”, diz o regulador nacional.

A ASF pretende ainda ser informada de eventuais alterações da composição dos órgãos de administração e fiscalização da GNB Vida.

O Conselho de Administração da ASF deliberou também para efeitos da supervisão do grupo de seguros em que passará a estar integrada a GNB Vida, os termos do reporte de informação, à ASF, sobre a concentração de riscos e operações intragrupo a efetuar pela GOMES TopHoldings, bem como de outra informação relevante a reportar em função das especificidades da operação e do grupo adquirente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASF autoriza venda da GNB Vida à Global Bankers

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião