Rendas vão aumentar 0,51% no próximo ano

INE revelou esta sexta-feira que o índice de preços no consumidor, sem os preços da habitação, se fixou em 0,51% em agosto. Isto significa que as rendas vão registar um aumento de 0,51% em 2020.

Atenção, senhorios e arrendatários: as rendas vão registar um aumento de 0,51% no próximo ano. É este o valor de referência a aplicar na generalidade contratos de arrendamento urbano e rural em 2020.

Este valor foi dado a conhecer esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com a divulgação da estimativa rápida relativa à taxa de inflação no mês de agosto, que serve para calcular o coeficiente de atualização anual das rendas no ano seguinte.

O aumento resulta da variação dos últimos 12 meses do índice de preços no consumidor, excluindo os preços da habitação, cuja taxa, segundo o gabinete de estatísticas, se fixou nos 0,51% este mês. São melhores as notícias para os arrendatários do que para os senhorios, tendo em conta que os dados de há um ano determinaram uma subida de 1,15% das rendas no início deste ano.

Rendas sobem 0,5% em 2020

Fonte: INE

Ainda assim, o valor final só vai ser conhecido no próximo dia 11 de setembro, quando o INE publicar os dados definitivos da taxa de inflação do mês de agosto, não se prevendo grandes alterações face ao que foi divulgado hoje, sendo depois “homologado” oficialmente com a publicação em Diário da República até 30 de outubro.

Esta atualização aplicar-se à generalidade dos contratos de arrendamento em vigor. É o caso das rendas habitacionais, seja no regime de renda livre, renda apoiada (as chamadas rendas sociais) ou renda condicionada. E ainda o caso de contratos de arrendamento comerciais, industriais ou de imóveis para exercício de profissão liberal ou outros fins não habitacionais.

De fora desta atualização anual estão as rendas antigas anteriores a 1990, no caso do arrendamento habitacional, que têm regras diferentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendas vão aumentar 0,51% no próximo ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião