Luís Guimarães sai. Aumenta tensão na administração do Montepio

Luís Eduardo Henriques Guimarães renunciou ao cargo de vogal não executivo do Conselho de Administração da instituição financeira.

A administração do Banco Montepio sofreu uma baixa. Luís Eduardo Henriques Guimarães renunciou ao cargo de vogal não executivo do Conselho de Administração, anunciou a instituição financeira em comunicado enviado à CMVM. Saída aumenta clima de tensão na gestão do banco.

“Informa-se que o Senhor Doutor Luís Eduardo Henriques Guimarães apresentou a sua renúncia ao cargo de vogal não executivo do Conselho de Administração do Banco Montepio, bem como ao cargo de Presidente da Comissão de Auditoria”, revela a nota enviada ao regulador do mercado de capitais.

O comunicado enviado à CMVM vem confirmar a informação avança pelo Público esta quinta-feira de que, no início de agosto, Luís Guimarães teria comunicado a Carlos Tavares a sua demissão do cargo de presidente da Comissão de Auditoria do Banco Montepio e, por inerência, ao cargo de administrador não executivo, alegando, entre outros aspectos, falta de condições para exercer a função de forma independente.

Esta demissão vem aumentar o clima de tensão que tem marcado a administração do Banco Montepio nos últimos tempos, em resultado da indefinição na liderança.

De acordo com o Público, a decisão do administrador resulta, em parte, de este não se rever no modelo de gestão do atual chairman, Carlos Tavares, especialmente no que toca à Comissão Executiva.

Luís Guimarães é crítico do protelar de soluções para resolver a liderança do banco. Há oito meses tem uma presidente (Dulce Mota) em funções transitórias.

O Jornal de Negócios avançou que este processo só estará concluído no final do próximo mês. Só depois de concluída a avaliação dos administradores, em meados deste mês, serão feitas propostas para os lugares livres, entre eles o de CEO do Banco Montepio.

Há três cenários para a liderança: Dulce Mota é confirmada como CEO, Carlos Tavares voltar a ser CEO, com a reabertura do processo de designação de um chairman externo, ou o Banco Montepio poderá recrutar um novo CEO.

(Notícia atualizada 13h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Guimarães sai. Aumenta tensão na administração do Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião