Portugal é o segundo país da Europa onde mais se anda de carro

  • ECO
  • 16 Setembro 2019

O carro foi usado pelos portugueses para 88,5% das distâncias percorridas em 2017. Apenas na Lituânia se usa mais este meio de transporte.

Deixar o carro em casa e optar por outros meios de transporte é ainda opção para um número reduzido de portugueses. Portugal foi o segundo país da União Europeia onde mais se circulou de carro, em 2017, revela o Eurostat. Apenas a Lituânia ficou à frente.

De acordo com o gabinete europeu de estatísticas, o carro foi o meio escolhido pelos portugueses em 88,5% do total de quilómetros percorridos por passageiro, naquele ano.

Este valor compara com uma média de 83,3% a nível europeu, com o carro a ser o meio de transporte dominante quando comparado com o comboio, o Expresso e o autocarro. O Expresso e os autocarros foram opção em 8,8% das distâncias feitas por passageiro na Europa, enquanto o comboio foi usado em 7,9%.

Entre os Estados-membros, a Lituânia surge com a maior proporção de quilómetros percorridos por carro, com 91,1%. Seguido por Portugal (88,5%) e pela Eslovénia, que surge na terceira posição do pódio (86,5%).

Considerando os restantes meios de transporte, a Áustria destaca-se com a maior distância percorrida em comboio: 11,9%. Já a Hungria lidera no Expresso e autocarros, meios que representam naquele país 21,1% da distância, em quilómetros, percorrida por passageiros.

Estes dados são divulgados no arranque da Semana Europeia da Mobilidade, cuja celebração decorre até 22 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o segundo país da Europa onde mais se anda de carro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião