Desde março de 2018 que a gasolina não subia tanto. São mais quatro cêntimos na próxima semana

  • ECO
  • 20 Setembro 2019

Com os mercados internacionais ao rubro, o gasóleo vai subir pela quinta semana consecutiva. O acréscimo será de três cêntimos para 1,447 euros por litro. Também a gasolina vai ficar mais cara.

Se tem carro a gasóleo, prepare-se para uma nova subida do preço do combustível. Na próxima segunda-feira, o preço do combustível mais usado pelos portugueses deverá subir três cêntimos para 1,447 euros por litro. Também o preço da gasolina deverá seguir essa tendência, subindo quatro cêntimos para 1,571 euros por litro. Isto de acordo com os dados avançados ao ECO por uma fonte do setor.

Pela quinta semana consecutiva, o preço do gasóleo deverá aumentar. Desta vez, o acréscimo é de três cêntimos, sendo que desde janeiro não se registava uma subida tão acentuada. Esta evolução fica a dever-se à escalada dos preços internacionais. O preço do petróleo tem estado a subir face aos ataques a refinarias sauditas que arrasaram 5% da produção diária global. Na quinta-feira, o preço do barril de Brent (referência para as importações nacionais) negociou acima dos 65 dólares, somente uma semana depois de o valor desta matéria-prima ter estado abaixo da linha dos 60 dólares. Em Londres, o contrato para entrega em novembro subiu 2,83% para 65,41 dólares, preço de referência para as importações portuguesas.

Já a gasolina estava há cinco semanas a ver o seu preço cair, mas deverá agora inverter a tendência. Na próxima semana, o litro de gasolina deverá ficar quatro cêntimos mais caro, fixando o preço em 1,571 euros por litro, de acordo o valor atual disponibilizado pela Direção-Geral de Energia e Geologia. É preciso recuar a 27 de março de 2018 para encontrar uma subida tão acentuada como aquela que deverá acontecer na próxima semana.

Os preços dos combustíveis em Portugal são atualizados semanalmente com base na evolução dos preços do petróleo e derivados nos mercados interacionais. De notar que os valores indicados servem apenas de referência, podendo o preço final variar em cada posto de abastecimento.

(Notícia atualizada às 10h12)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desde março de 2018 que a gasolina não subia tanto. São mais quatro cêntimos na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião