Fosso nos lucros dos bancos da UE e dos EUA deverá acentuar-se

  • Lusa
  • 3 Outubro 2019

A Moody's prevê que o fosso nos lucros da banca europeia e norte-americana vai acentuar-se por causa da atual conjuntura: juros estão baixos e mercados estão fragmentados.

A agência de rating Moody’s considera que fatores como baixas taxas de juro, fraco crescimento económico, elevado crédito malparado e, sobretudo, mercados financeiros fragmentados penalizam o lucros dos bancos europeus e aumentam o fosso face aos bancos norte-americanos.

Segundo a Moody’s, numa análise divulgada esta quinta-feira, há um fosso de longa data entre a rentabilidade dos bancos europeus e dos bancos dos EUA e que este pode aumentar face a taxas de juro mais altas nos Estados Unidos da América (EUA) e maior crescimento da economia norte-americana.

Contudo, refere, o principal fator para a diferença de rentabilidade a longo prazo é a fragmentação dos mercados financeiros na União Europeia (UE), que penaliza a eficiência de custos, o investimento em tecnologia e diminui as receitas.

Os maiores bancos europeus representam cerca de 60% dos total dos ativos bancários na UE, o que compara com 80% nos EUA.

Para a Moody’s, os bancos da UE não conseguem explorar economias de escala na mesma medida que os seus pares nos EUA, restringindo o crescimento de ativos, o investimento em transformação digital e a rentabilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fosso nos lucros dos bancos da UE e dos EUA deverá acentuar-se

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião