UniCredit corta custos e vai despedir funcionários

Maior banco italiano apresentou plano de reestruturação para os próximos três anos, que prevê uma recapitalização de 13 mil milhões de euros. Serão cortados mais 6500 empregos, totalizando 14 mil.

Já são conhecidos mais detalhes do plano de reestruturação do UniCredit, o maior banco de Itália. A instituição tenciona recapitalizar-se em 13 mil milhões de euros até 2019, num processo que envolve profundos cortes nas despesas, venda de ativos, emissão de direitos e redução do número de trabalhadores.

Segundo a agência Bloomberg, o banco liderado por Jean-Pierre Mustier empregava 123 mil pessoas no final de setembro. O número irá cair ao longo dos próximos anos, estando previstos despedimentos de 14 mil funcionários até 2019, a deadline para a execução das metas previstas. O novo plano de reestruturação inclui, por isso, o despedimento de mais 6500 trabalhadores, totalizando 14 mil dispensados.

O plano já está em vigor e inclui nos principais objetivos fechar o ano de 2019 com 4,7 mil milhões de euros de lucro. Para tal, ao longo dos próximos três anos, o banco tentará desfazer-se dos altos níveis de crédito malparado, bem como vender alguns ativos — já deu mão da Pioneer e de uma participação no banco polaco Pekao.

De acordo com a agência, o UniCredit tem tido dificuldades de capital devido à sua complexa estrutura. Só na última década, a instituição financeira aplicou cerca e 60 mil milhões de euros em aquisições e participações noutras empresas, algo que Mustier, que tomou as rédeas do banco em junho, tem tentado inverter.

Em causa, o período especialmente sensível que o país atravessa: a queda de Matteo Renzi após rejeição da reforma constitucional em referendo, a maior recessão italiana desde a segunda grande guerra e taxas de juro em mínimos históricos. Ainda assim, o UniCredit apresentou lucros de 447 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, mas uma queda de 12% em relação ao período homólogo. As ações da instituição já perderam mais de metade do valor desde o início do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UniCredit corta custos e vai despedir funcionários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião