Crescimento económico da Zona Euro quase estagna em outubro

  • Lusa
  • 24 Outubro 2019

Estimativa flash do indicador PMI (Purchasing Managers Index) da atividade total da Zona Euro subiu para 50,2 pontos. Markit fala em crescimento próximo da estagnação.

O crescimento económico dos países do euro mantém-se próximo da estagnação em outubro porque a procura de bens e serviços está a cair pelo segundo mês consecutivo, anunciou esta quinta-feira a Markit.

A Markit anunciou que a estimativa flash do indicador PMI (Purchasing Managers Index) da atividade total da Zona Euro subiu para 50,2 pontos, mais uma décima que em setembro e ligeiramente acima dos 50 pontos que marcam o limite entre contração e expansão económica.

A produção da indústria transformadora continua a cair em outubro, enquanto o setor dos serviços cresce, mas a um ritmo dos mais fracos desde 2014.

As expectativas em relação à atividade futura caíram para um mínimo desde 2013 e a criação de emprego é a menor desde 2014.

A inflação dos preços cobrados mantém-se num mínimo de quase três anos, com uma leve pressão para a subida pelo lado dos custos.

A análise por países revela que as melhorias em França contribuem para que a Zona Euro não se contraia, enquanto na Alemanha a contração se está a atenuar e nos restantes países o crescimento económico continua a desacelerar.

O economista-chefe da Markit, Chris Williamson, sublinha num comunicado que a Zona Euro começa o quarto trimestre “quase submersa na paralisação”, fazendo com que se estime um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,1% para o referido período.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento económico da Zona Euro quase estagna em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião