Crescimento económico da Zona Euro quase estagna em outubro
Estimativa flash do indicador PMI (Purchasing Managers Index) da atividade total da Zona Euro subiu para 50,2 pontos. Markit fala em crescimento próximo da estagnação.
O crescimento económico dos países do euro mantém-se próximo da estagnação em outubro porque a procura de bens e serviços está a cair pelo segundo mês consecutivo, anunciou esta quinta-feira a Markit.
A Markit anunciou que a estimativa flash do indicador PMI (Purchasing Managers Index) da atividade total da Zona Euro subiu para 50,2 pontos, mais uma décima que em setembro e ligeiramente acima dos 50 pontos que marcam o limite entre contração e expansão económica.
A produção da indústria transformadora continua a cair em outubro, enquanto o setor dos serviços cresce, mas a um ritmo dos mais fracos desde 2014.
As expectativas em relação à atividade futura caíram para um mínimo desde 2013 e a criação de emprego é a menor desde 2014.
A inflação dos preços cobrados mantém-se num mínimo de quase três anos, com uma leve pressão para a subida pelo lado dos custos.
A análise por países revela que as melhorias em França contribuem para que a Zona Euro não se contraia, enquanto na Alemanha a contração se está a atenuar e nos restantes países o crescimento económico continua a desacelerar.
O economista-chefe da Markit, Chris Williamson, sublinha num comunicado que a Zona Euro começa o quarto trimestre “quase submersa na paralisação”, fazendo com que se estime um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,1% para o referido período.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Crescimento económico da Zona Euro quase estagna em outubro
{{ noCommentsLabel }}