Governo já discute aumentos dos salários com os patrões
Reuniões com os parceiros sociais com vista a um acordo para a subida dos salários têm vindo a decorrer. Pacto passará pela definição de um referencial para a negociação coletiva a vários anos.
O Governo não esperou pela tomada de posse e já está a negociar com os parceiros sociais um acordo para a subida dos salários em Portugal. As negociações assumem ainda um caráter informal. Mas o pacto deverá passar pela definição de um referencial para a negociação coletiva que sirva de orientação para a atualização das grelhas salariais das convenções coletivas.
Segundo o Expresso (acesso pago), em cima da mesa está também o aumento do salário mínimo, num acordo que irá além da política de rendimentos. É uma reivindicação das confederações patronais e o Executivo também manifestou abertura para discutir temas que mais interessam às empresas, desde que não comprometa os equilíbrios das contas públicas.
Temas como a fiscalidade, formação profissional ou da simplificação administrativa poderão ser incluídos no pacto entre Governo e os parceiros sociais. Fora do cenário estão mexidas na TSU, um tema que se tornou problemático e os patrões já nem sequer reivindicam nesta altura.
“Estamos disponíveis para um acordo que, visando um aumento da competitividade, inclua a política de rendimentos”, afirma António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal ao Expresso. Mas “não pode confinar-se apenas aos rendimentos”, avisa. “A melhoria de salários que as empresas podem dar tem que ver com as suas margens e com a sua competitividade”, diz.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo já discute aumentos dos salários com os patrões
{{ noCommentsLabel }}