Impresa vai deixar de apresentar contas aos investidores a cada três meses

Dona da SIC e do Expresso só é obrigada a divulgar resultados do semestre e do total do ano. A partir de janeiro, decidiu que essa será a única informação comunicada ao mercado.

A Impresa vai deixar de apresentar contas trimestrais. Sendo cotada em bolsa, a dona da SIC é obrigada fazer esse reporte semestralmente, mas não a cada três meses. Irá assim juntar-se a um grupo limitado de empresas cotadas na bolsa de Lisboa que apresentam resultados apenas semestralmente.

“Informa-se que, uma vez ultrapassado o período de dois anos previsto no artigo 246º-A, n.º 2, do Código dos Valores Mobiliários, o Conselho de Administração da Impresa — Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. deliberou a cessação da divulgação de informação financeira trimestral, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2020“, anunciou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Entre janeiro e setembro, a Impresa quase duplicou os lucros para 2,9 milhões de euros em relação ao período homólogo, com uma grande ajuda das receitas com chamadas de valor acrescentado. O crescimento das audiências da SIC também puxou pelas contas do grupo, que detém também o jornal Expresso.

Já os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) da Impresa cresceram 17,7%, para 14,76 milhões de euros. Nos primeiros três trimestres do ano, altura em que se inclui o mês de julho durante o qual a SIC concluiu uma emissão de obrigações de 51 milhões de euros junto de investidores de retalho, a dívida da Impresa recuou 10,5 milhões para 179,1 milhões de euros.

Tudo indica que esta foi a última vez que a cotada liderada por Francisco Pedro Balsemão apresentou contas trimestrais. A próxima divulgação diz respeito aos resultados anuais de 2019 e, depois disso, só a cada semestre. A Impresa negoceia no índice PSI Geral, onde fechou esta quarta-feira a valorizar 0,87% para 23,20 cêntimos por ação. No índice de referência nacional, apenas a Mota-Engil também apresenta contas apenas a cada seis meses.

(Notícia atualizada às 17h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Impresa vai deixar de apresentar contas aos investidores a cada três meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião